quarta-feira, 30 de março de 2011

Meditar melhora o rendimento escolar - Matéria de "O Globo"




A inserção da técnica da Meditação Transcendental em escolar ao redor do mundo tem, cada vez mais, ganhado notoriedade e divulgação. Tais projetos oferecem a crianças de baixa renda a possibilidade de experimentares níveis mais profundos de descanso e assim liberarem grandes quantidades de estresses que os atrapalham durante o processo de aprendizagem.


Abaixo está um pequeno trecho da matéria publicada recentemente no "O Globo" online. 

“A técnica da Meditação Transcendental melhora o rendimento em matemática e línguas em estudantes de baixo rendimento no ensino fundamental, segundo um novo estudo realizado na Califórnia, nos EUA, com 189 participantes, e publicado na revista ‘Education’.


Especialistas dizem que a meditação deixa os alunos mais calmos, felizes e menos hiperativos, com uma maior capacidade para se concentrar na atividade escolar (...)”


terça-feira, 22 de março de 2011

Maharishi comenta o BHAGAVAD-GITA






Verso 45



O interesse dos Vedas é com os três gunas.
Esteja sem os três gunas, ó Arjuna,
livre da dualidade, sempre firme na pureza,
Independente de posses, possuído pelo Ser.

“Esta é a técnica de realização instantânea. O senhor mostra a Arjuna um meio prático de convergir a mente ramificada na focalização do intelecto resoluto. Aqui está uma técnica eficaz para levar a mente a um estado onde todas as diferenças se dissolvem e deixar o indivíduo no estado de realização.(...)

(...) As teorias psicológicas modernas investigam as causas para poder influenciar os efeitos. Elas tateiam no escuro para encontrar a causa da escuridão, e com isso poder removê-la. Em contraposição, temos aqui a ideia de trazer a luz para remover a escuridão. Este é o “princípio do segundo elemento”. Se você deseja produzir um efeito no primeiro elemento, ignore este elemento, não busque sua causa; influencie-o diretamente ao introduzir a luz. Leve a mente a um campo de felicidade para aliviá-la do sofrimento.


(...) É difícil para um homem melhorar seus negócios enquanto está constantemente imerso em todos os seus detalhes. Se os deixa de lado por um momento, ele se torna capaz de ver o negócio como um todo e então poderá decidir mais facilmente o que é necessário. Arjuna acredita profundamente no dharma, sua mente está clara quanto a considerações acerca do bem e do mal. Mas o Senhor pede a ele que abandone todo campo do bem e do mal em troca do campo do Transcendente. Ali, estabelecido em um estado além de toda dualidade, além da influência do certo e errado, ele desfrutará a sabedoria absoluta da vida, de onde surge todo o conhecimento do mundo relativo. E o Senhor diz a Arjuna: O campo desta sabedoria absoluta não está fora de ti. Não precisas ir a lugar algum para adquiri-la. Está dentro de ti. Tens apenas que estar dentro de ti, “possuído pelo Ser”, sempre firme na pureza do teu Ser.(...)”

Maharishi Mahesh Yogi
( trechos retirados das pág. 154 e 155)


domingo, 13 de março de 2011

MT: simples, poderosa e para todos!




Maharishi

Sabemos que Maharishi sempre enfatizou a simplicidade da técnica da Meditação Transcendental como um dos fatores que a tornam tão eficaz para eliminar estresse e adquirir mais qualidade de vida. Por outro lado, sabemos também que por de trás de seu discurso simples, Maharishi nos forneceu uma poderosa ferramenta para elevar a consciência global e acabar com os conflitos mundiais.

Nas palavras de Maharishi:


“Em sua forma pura, a meditação transcendental ajudará as pessoas, em todas as épocas, a aliviar o sofrimento e eliminar as fraquezas e a ignorância; possibilitará uma nova era para uma humanidade nova, desenvolvida em todos os valores da vida – físico, mental, material e espiritual – e permitirá ao homem viver uma vida de realização, estabelecida na liberdade eterna da consciência de Deus. Em toda parte, será alcançada a paz e a prosperidade dos povos. Consciência maior guiará o destino do homem. Todos estarão estabelecidos nos verdadeiros valores da vida. Serão grandes as realizações na família, na sociedade, na nação e no mundo. E o homem naturalmente viverá livre em realização, geração após geração.”



Maharishi Mahesh Yoig

Trecho retirado do Livro “Meditação Transcendental: A ciência de ser e a arte de viver”

Meditação Transcendental: Diminuição da Violência


terça-feira, 1 de março de 2011

Os Meditantes falam...



Cada praticante teve suas próprias razões para começar a meditar.
Por isso é  uma alegria muito grande quando, após praticarem e experimentarem os benefícios da Meditação Transcendental, podemos ouvir e ver esses resultados se mantendo e aumentando a cada dia.

Abaixo seguem dois depoimentos sobre os benefícios da Meditação Transcendental.

Eu deixo aqui meu agradecimento sincero a Mariana de Moraes e Renata Bucair, pelos lindos depoimentos que cada uma me concedeu. Também peço que comentem e repassem aos amigos e familiares. Nada melhor do que um depoimento para inspirá-los!
                            
 

Nos próximos posts publicaremos mais depoimentos em vídeo, fique atento.
Caso ainda não tenha visto nosso último post clique aqui.