A hipertensão atinge mais de 26% da população mundial, sendo a maior causa de morte e responsável por mais da metade dos ataques cardíacos e derrames. Medicamentos anti-hipertensivos são capazes de reduzir a pressão arterial, mas também têm efeitos colaterais
Uma das principais razões para o estudo da Associação Americana do Coração (AAC) foi satisfazer os inúmeros pedidos recebidos sobre as possibilidades de tratamento não-farmacológicos. O objetivo da pesquisa foi o de informar aos médicos sobre quais abordagens alternativas são cientificamente comprovadas como formas eficazes para reduzir a pressão arterial. Após a realização de meta-análises e estudos recentes em diferentes tipos de meditação, o relatório disse que por enquanto a Meditação Transcendental é a única recomendada para reduzir a pressão arterial, não há evidências científicas suficientes para recomendar outros tipos de técnicas de meditação ou relaxamento.
De acordo com a Associação Americana do Coração (AAC), até o momento, a técnica da Meditação Transcendental é a única prática da meditação que tem demonstrado reduzir a hipertensão, de forma moderada. A Associação Americana do Coração relata as descobertas sobre os benefícios em individuos com fatores de risco.
De acordo com a ACC", porque todas as outras técnicas de meditação apresentaram muitos estudos negativos ou resultados mistos e falta de evidências disponíveis (incluindo a MBSR ou programa de redução de estresse baseado na Mindfulness) receberam uma designação de Classe III, nenhuma recomendação nível de benefício evidência C".
A declaração científica ACC também relatou a descoberta que a redução da pressão arterial através da prática da Meditação Transcendental está associada a uma redução significativa das taxas de morte por infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, sem produzir efeitos colaterais.
A declaração científica da Associação Americana do Coração concluiu que os tratamentos alternativos são recomendados, incluindo a técnica da Meditação Transcendental para consideração nos planos de tratamento para todas as pessoas com pressão arterial >120/80 mm Hg.* Brook RD et al, "Além dos medicamentos e dieta: Abordagens alternativas para reduzir a pressão arterial. A declaração científica da ACC ".Publicado no "Hipertensão", a revista da Associação Americana do Coração em 22 de abril de 2013.
A recomendação da ACC já foi avaliada em mais de uma centena de artigos e espera-se que cause um aumento significativo na prescrição médica da Meditação Transcendental para pressão arterial elevada.