A Ciência e a MT

Entrevista


Entrevista com o Dr. Fred Travis, Ph.D., diretor do Centro para o Cérebro, Consciência e Cognição da Maharishi University of Management em Fairfield, Iowa – o maior centro de pesquisa do mundo dedicado à investigação dos efeitos da meditação sobre o funcionamento do cérebro entre estudantes.



Qual é a importância de um cérebro “integrado” ?

O senhor fala sobre como a técnica da Meditação Transcendental promove “funcionamento integrado do cérebro”. O que isto significa, e por que é importante?

Dr. Travis: Há diferentes áreas no cérebro para ver, ouvir, pensar, sentir – para raiva e felicidade – para agir, decidir, planejar. Quando seu cérebro é saudável, todas estas diferentes áreas trabalham juntas – elas são “integradas”. A integração é importante porque seu mundo, seu meio-ambiente, está constantemente mudando. Você precisa de um cérebro saudável e integrado que possa avaliar onde você está, decidir aonde você quer estar, e então decidir sobre os passos para chegar lá.

Fala-se muito sobre estresse e funcionamento cerebral.
O que acontece ao cérebro com uma experiência estressante?

Dr. Travis: Experiências estressantes impedem os lobos frontais de se desenvolverem. E entre experiências estressantes eu incluo o abuso de álcool e drogas, crescimento em um lar rompido, viver com medo de violência e crime, até mesmo uma má dieta. E quando os lobos frontais de uma pessoa não se desenvolvem, ela vive uma vida primitiva. Ela não pode e, na verdade, não planeja o futuro. Sua vida é simplista, e ela só pode lidar com o quem está acontecendo com ela naquele momento. É aí que o pensamento rígido surge: “Ou você está comigo ou contra mim,” ou “Eu e minha gangue somos bons, e todos os demais estão aí contra nós”.

Tome o exemplo do álcool. Beber destrói células do cérebro por toda parte e corta as conexões com os lobos frontais. As conexões entre os lobos frontais e as outras partes do cérebro começam a se desenvolver quando você tem 12 ou 13 anos e continua até o final dos 20 ou início dos 30. Então, se você está bebendo no período escolar, você está fazendo a pior coisa possível para o seu cérebro – e sua vida.

O cérebro pode mudar, ou até se recuperar?

Dr. Travis: Afortunadamente, sim. O cérebro está sempre mudando com uma vida de experiências. Não importa que experiências tenham ocorrido no passado, e que desligaram os circuitos do cérebro, o cérebro pode ser mudado se você escolher novas experiências específicas.

Experiências tais como o programa da Meditação Transcendental. A pesquisa mostra que a técnica da MT oferece uma experiência nova altamente específica da base silenciosa da mente ativa. Este é um estado de pleno despertar interior sem atributos ou qualidades particulares. E de acordo com a pesquisa, esta experiência cria um funcionamento mais integrado nas áreas frontais do cérebro. Na verdade, a técnica da MT é única em sua habilidade em exercitar esta parte crítica do cérebro – em tornar o cérebro mais saudável e capaz de funcionar junto como um todo.

Há evidências?

Dr. Travis: Dentro de duas ou três semanas de prática da técnica da MT, começamos a ver altos níveis de integração de conectividade do cérebro frontal.

E interessante, esta integração não desaparece após a prática da técnica da MT – crescentemente e com o tempo, este funcionamento cerebral ordenado é trazido para a atividade diária.  A pesquisa mostra que naqueles que estiveram meditando por muitos anos – uma média de 24 anos – pleno despertar interior e integração cerebral são mantidos todo o tempo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, na verdade, este deveria ser o propósito da educação. Educação não deveria ser apenas aprender multiplicação ou tabelas periódicas. Ela deveria também cultivar o funcionamento integrado do cérebro, assim como fazê-lo tomar melhores decisões, avaliar situações de forma mais acurada, e desfrutar mais da vida por toda a vida.

O senhor diz que é importante começar este processo durante os anos escolares. Por quê?

Dr. Travis: Nos primeiros 20 anos de vida, as conexões entre as células do cérebro estão crescendo e decrescendo, o produto está amadurecendo, e a velocidade de processar está se tornando mais rápida. Este é o momento ideal para construir os circuitos no cérebro que durarão por toda a vida. Então, quando o estudante termina sua educação por volta dos 25 anos com um mestrado ou doutorado, ele não será apenas um mestre em uma única área específica da vida, mas um verdadeiro
mestre da vida. O pensamento correto surgirá a partir do nível mais profundo e fundamental da vida. Então, espontaneamente, as ações serão corretas – em sintonia com o ambiente e as pessoas a sua volta. Este é o estado de iluminação – e esta é a visão de possibilidades aberta a qualquer estudante, não importa sua idade, religião ou nacionalidade, quando o programa de MT é parte do currículo da escola.

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