domingo, 17 de agosto de 2014

Estruturando a Consciência de Unidade

O Programa MT-Sidhis tem sua origem na mesma antiga tradição Védica da qual Maharishi trouxe os outros aspectos de seu ensinamento. O elemento básico no MT-Sidhis é a experiência de “samyama”, como descrito por Maharishi Patanjali em seus Yoga Sutras.

“Samyama” é um processo mental espontâneo que começa a acontecer quando a consciência pura, "samadhi”, é estabelecida em um grau suficiente de estabilidade a ponto de coexistir com a atividade mental. Quando esta situação está presente, torna-se possível para a consciência pura "adotar" um pensamento, uma intenção, um desejo, de uma tal forma que ele é imediatamente realizado, sem qualquer esforço ou ação de parte do indivíduo. 

Esta é uma indicação direta de que a consciência é subjacente à estrutura e comportamento das leis naturais físicas, e de que é possível usar este fato para permitir às leis naturais realizar intenções individuais. O fato de certas práticas do Programa MT-Sidhis resultarem em desempenhos sensoriais e motores considerados além do alcance das leis conhecidas da natureza, indica que a experiência de consciência pura permite o acesso a níveis mais profundos e amplos da lei física, além de permitir à mente participar diretamente em sua operação.

 
O propósito de engajar-se nestes exercícios é o de fortalecer a coordenação mente-corpo ao mais alto grau, de tal forma que cada intenção da mente encontra resposta no corpo, mesmo ao ponto de levitar ou voar. O valor desses exercícios não está tanto na realização externa de desempenhos fora do “normal”, mas na experiência interna e no desenvolvimento de integração e totalidade da consciência que eles produzem. A interpretação de Maharishi Mahesh Yogi dos Yoga Sutrasde Maharishi Patanjali é a de que eles são meios para desenvolver o estado de total integração, conhecido como “Consciência de Unidade”.