segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Praticar a Meditação Transcendental pode ajudar a baixar a resistência à insulina?


De acordo com resultados de uma pesquisa sobre a resistência à insulina publicada no Archives of Internal Medicine (2006), praticantes do programa de Meditação Transcendental experimentam uma diminuição significativa na resistência à insulina, como medido pelo HOMA, que significa Modelo de Avaliação da Homeostase (homeostasis model assessment) e é uma medida do nível de insulina da pessoa.
Pessoas com níveis mais estáveis de açúcar no sangue tendem a ter mais energia, enquanto pessoas com altas flutuações em seu açúcar no sangue tendem a experimentar mais fadiga e redução na clareza mental durante o dia. A medicação pode diminuir as flutuações no açúcar do sangue. Apropriadamente medicado o paciente pode se concentrar melhor e desempenhar suas atividades de forma normal. Mas isto em um nível bioquímico; com a técnica da Meditação Transcendental a pessoa pode criar mudanças em um nível muito mais fundamental.
A técnica da Meditação Transcendental cria equilíbrio no nível mais profundo da fisiologia – no nível da própria consciência. Quando uma intervenção de saúde funciona em tal nível, ela cria mudanças mais profundas também no nível superficial da fisiologia humana. A técnica da MT permite à pessoa realizar mudanças neste nível mais fundamental da existência, levando a mudanças ainda maiores – e escolhas saudáveis – ao criar saúde mental e física.
Praticar a técnica da Meditação Transcendental, ao reduzir a ansiedade e o estresse, não apenas leva a melhores escolhas de alimento, mas o alimento é digerido e assimilado no corpo de maneira mais eficiente.
PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário