quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Diferença da Meditação Transcendental com outras técnicas


Da mesma forma que diferentes medicamentos produzem efeitos diferentes, as diferentes técnicas de meditação, também produzem efeitos diferentes. Cada tipo de técnica produz um efeito diferente em nível cerebral, pois usa a mente de forma diferente. Segue uma mostra que evidencia o nível cerebral do efeito produzido por uma técnica de concentração comparado com a Meditação Transcendental:




Travis, F., & Shear, J. Focused attention, open monitoring and automatic self-transcending: Categories to organize meditations from Vedic, Buddhist and Chinese traditions. Consciousness and Cognition, 19 (4), p.1122-1123, Dec 2010

Neuroimagens do cérebro durante uma técnica de meditação que requer concentração (esforço) revela que as áreas do cérebro que se ativam (vermelho) ou desativam (azul) são diferentes que as áreas que se ativam ou desativam com a Meditação Transcendental.


Parte frontal do cérebro
Tálamo
Parte Posterior do cérebro
Concentração
Ativa
Ativa
Desativa
Meditação Transcendental
Ativa
Desativa
Ativa
Sendo que se ativam ou desativam áreas diferentes, as técnicas produzem resultados diferentes. Inclusive, em nível de padrões eletroencefalográficos (EEG), a diferença é muito clara. No caso da Meditação Transcendental de Maharishi Mahesh Yogi, os padrões de coerência EEG alfa generalizada observados, indicam um estado de “alerta em profundo descanso” que até a presente data não tem sido possível de serem encontradas em outras técnicas de meditação. 


Três tipos de meditação diferentes:

1) Aquelas que precisam focalizar a atenção. Requerem manutenção de controle voluntário, focalizado num objeto ou emoção. Estes procedimentos dão lugar a atividade EEG tipo ondas beta-2 (20-30 Hz) /gamma (30-50 Hz) observadas em qualquer processo cognitivo ativo. (Amor-Bondade-Compaixão, Qigong, Zen 3r ventricle, Buddhismo Diamond Way).

2) Técnicas de monitoramento aberto. Ter consciência (“mindfulness” ) da própria respiração ou pensamentos (monitoramento aberto ou técnicas de mindfulnes que envolvem monitoramento na evolução da experiência que está acontecendo). Durante a prática destes procedimentos o cérebro desenvolve atividade frontal de ondas theta (4-8 Hz), observada quando se reflete sobre conceitos mentais. (Cahn, Delorme, & Polich, 2010). (MeditaçãoVipassana, Zazen, Sahaja Yoga, Qigong de concentração).

3)Técnicas de auto-transcendência automática. Esta categoria inclui a Meditação Transcendental. Produz coerência frontal alfa 1 (8-10 Hz) que caracteriza um estado de alerta interna. Coerência mais alta significa que o córtex pré-frontal, o centro de controle executivo do cérebro, está funcionando duma forma integrada. (Meditação Transcendental, Qigong a longo prazo com 40 anos de prática).

Os tipos (1) e (2) requerem de algum tipo de esforço mental, enquanto que a Meditação Transcendental não requer esforço e os seus padrões EEG são indicativos de descanso profundo.

A pesquisa mostra que a Meditação Transcendental cria coerência alfa entre os dois hemisférios, e entre a parte frontal e posterior do cérebro A pesquisa realizada durante a última década, mostra que a coerência e sincronia alfa junta conjuntos de neurônios distribuídos no córtex necessários para levar a cabo grande parte de tarefas cognitivas – de atenção, semânticas de memória e de aprendizagem – bem como tarefas básicas sensoriais e motoras.

Enquanto que, a coerência EEG beta e gamma têm a função de coordenar áreas locais corticais próximas durante o processamento cognitivo, a coerência alfa é essencial para a comunicação e integração neuronal de grande escala entre áreas corticais distantes que são necessárias para a consciência consciente e a interpretação do significado da experiência. Coerência EEG durante a Meditação Transcendental têm sido correlacionada positivamente com a inteligência, criatividade, aprendizagem de conceitos e raciocínio moral, bem como com ansiedade reduzida, estabilidade emocional e saúde mental.

Até a data, parece que a Meditação Transcendental apresenta coerência alfa de grande escala de forma singular quando comparada com outras técnicas bem como no córtex pré-frontal. 

Estudos randomizados têm mostrado que, comparado com outras formas de meditação, relaxação e promoção da saúde, a Meditação Transcendental diminui a alta pressão sanguínea, aumenta a longevidade e flexibilidade cognitiva nos idosos, diminui a arterioesclerose, diminui o síndrome de stress pós-traumático e a ansiedade, e aumenta a inteligência, criatividade, independência de campo, inteligência prática, e a velocidade dos processos cognitivos.

Meta-análises mostram que a Meditação Transcendental produz um descanso mais profundo que as outras técnicas. Sendo mais efetiva em reduzir a ansiedade e depressão, bem como, em aumentar a auto-realização, entre outros parámetros. Também é mais efetiva em reduzir o consumo de drogas, álcool e tabaco que outros tratamentos standard, e que outras técnicas na redução dos radicais livres. Todas estas mudanças podem ser vistas como resultado do estado de relaxação e coerência que especificamente produz.
Os gráficos abaixo comparam alguns dos resultados da Meditação Transcendental com os resultados proporcionados por outras técnicas. Oito Meta-análises sobre 597 estudos, a forma de chegar a resultados concluintes sobre multitude de estudos,   mostram como a Meditação Transcendental é mais efeitiva que outras formas de meditação em grande numero de aspectos. Sugerimos ainda ler o livro bestseller no New York Times, "Transcendence, Healing and Transformation through Transcendental Meditation" do Dr. Norman Rosenthal, onde se clarificam os diferentes efeitos de diferentes tecnicas.

4 comentários:

  1. amiga acabei de usar esse seu post pra um trabalho da faculdade !!! muito obrigada foi perfeito !!! bta, JGD !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu estou a fazer um trabalho de Processos Psicológicos, em que o tema é Estados Alterados de Consciência e Crime, por isso queria saber mais acerca da Meditação e Consciência em si.
    Vou colocar no trabalho pois a meditação auxilia na redução das taxas de crime numa sociedade, mas não é um estado alterado de consciência, pois não? Trata-se de um estado alerta de consciência, é isso?

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber porque a técnica da MT é tão secreta. Poderiam divulgá-la para todas as pessoas. Tudo bem que o ideal é o ensinamento presencial, mas devem pensar que muitas pessoas moram fora dos grandes centros onde existem escolas. Assim, mesmo que não fosse o ideal, o beneficio poderia ser tentado pois muitas pessoas tem o dom de aprender por si só. Dê uma chance para muitos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Somente uma observação, na técnica de Mindfulness não se utiliza foco de atenção nos pensamentos.

    ResponderExcluir