quarta-feira, 20 de julho de 2011

Princípios básicos do Ayurveda


O Ayurveda é a Ciência da Vida. O Ayurveda compreende todo o conhecimento necessário para elevar a vida à sua plena dignidade: livre de enfermidades e sofrimento, saúde perfeita, longevidade e iluminação.

Ayurvedo’mritanam – O Ayurveda é para aqueles que desejam a imortalidade.

A Ciência Védica e a Ciência moderna sustentam a visão de que existe uma base unificada que está subjacente a toda a criação, incluindo a fisiologia humana. A ciência Védica descreve esta base, a fonte da vida, como a consciência pura, e a ciência moderna descreve-a como o campo unificado de todas as leis da natureza. As qualidades essenciais do campo unificado, os valores absolutos de auto-referência e auto-suficiência,revelam que o campo unificado é o campo da consciência.

A consciência permanece sempre como consciência pura no nível mais fundamental da vida, o nível da unidade. Nos níveis mais superficiais ela expressa-se a si mesma como matéria e fisiologia – a diversidade, as inumeráveis partes diferentes de um vasto universo.

O Ayurveda – uma parte da ciência Védica – é global. Ele toma em consideração todos os aspectos da vida, desde a sua fonte no campo unificado- a consciência pura – através de todos os seus diferentes níveis de expressão: mente, corpo, comportamento e meio ambiente.

O conceito-chave do Ayurveda é o equilíbrio. O equilíbrio perfeito está eternamente disponível no nível da consciência pura, o Veda. Contudo,no nível da vida individual existem sempre duas possibilidades :

1) Equilíbrio – experimentado como bem-estar, saúde, satisfação, totalidade da vida.

2) Desequilíbrio – experimentado como desconforto,doença,insatisfação e valor fragmentado da vida.

O equilíbrio é a saúde. O equilíbrio perfeito é a saúde perfeita, e a saúde perfeita é o estado de iluminação.
O propósito do Ayurveda é estabelecer o equilíbrio – coerência e ordem em toda a fisiologia. Isto é realizado pelo estabelecimento de uma conexão viva entre a consciência e a matéria – consciência e fisiologia – e pela criação de equilíbrio em todos os níveis da vida: mente, corpo, comportamento e meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário