sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Meditação Transcendental colabora para baixar a pressão alta


Entrevista com o Dr. Vernon Barnes, Ph.D


Quais são as possíveis causas da hipertensão e doença cardíaca?

Fatores tais como idade avançada, predisposição genética, sobrepeso e estilo de vida sedentário – junto com fatores dietéticos como sal e sódio – são comumente atribuídos como causas de pressão arterial alta. Reatividade cardiovascular exagerada ao estresse, por conta de exposição a estressores psicológicos e ambientais tanto crônicos quanto agudos, também tem sido considerada hipoteticamente como participante como um papel importante particular no desenvolvimento da hipertensão. É aí que a prática regular de uma técnica de redução de estresse como a Meditação Transcendental pode ser muito útil.

Aumentos exagerados recorrentes e/ou constantes na resposta da pressão arterial ao estresse estão associados aos aumentos naturalmente acompanhados de tensão nas paredes do coração e dos vasos sanguíneos. Existe a hipótese de que, com o tempo, a prática da Meditação Transcendental leve à adaptação estrutural cardiovascular secundária; isto é, o remodelamento das paredes do músculo do coração e vasos sanguíneos para ajudar a normalizar a tensão nas paredes do coração e dos vasos sanguíneos.

Estes resultados concernem especificamente à técnica da Meditação Transcendental e podem não se aplicar a outras técnicas de meditação, já que nem todas as técnicas funcionam da mesma forma. Como forma de apresentação, a técnica da Meditação Transcendental foi descrita como um procedimento simples e natural praticado por 20 minutos duas vezes ao dia sentando-se confortavelmente com os olhos fechados. A MT não é uma religião e não requer mudanças nas crenças, estilos de vida ou filosofia pessoais.


Vernon Barnes, Ph.D., é pesquisador no Instituto de Prevenção da Geórgia da Faculdade de Medicina da Geórgia em Augusta, EUA, que recebeu recursos de US$1,5 milhões da Associação Americana do Coração, da Associação Nacional do Coração, em Lung e do Instituto do Sangue para estudar os efeitos da técnica da Meditação Transcendental em adolescentes afro-americanos com risco de pressão arterial alta.

5 comentários:

  1. Olá Beth!

    Tenho uma questão que acho que não é só minha, aparece em muitos que se interessam em fazer o curso e procuram mais informações sobre os preços.

    Fiquei espantando com o alto preço que os instrutores pedem, e ainda é tabelado! De forma nenhuma estou dizendo que tem de ser de graça, ou muito barato, ou é errado ou injusto ou não meritório, só quero entender as raizes disso e as justificativas. A única coisa que se pode dizer que é fora da realidade em relação às outras formas de ensinar meditação, por váriso motivos.

    Ok que alguns instrutores viajam e há o custo da hospedagem, são vários dias, mas mesmo nesses casos os cursos são para grupos, poderiam ter preços mais atraentes.

    Outra, na comparação com outras técnicas meditativas, a MT não é mais especial ou melhor que uma outra para justificar o preço, tudo depende do que se quer conseguir. A MT não é generalista, ela atua em areas especificas do cérebro e com faixas de frequencia especificas, como as outras tambem, logo, de acao limitada, mas todas trazem uma lista de beneficios comuns. Muitos do que voce cita em seu blog estão presentes em todas as outras técnicas. Baixar a pressão arterial qualquer outra faz também, por exemplo, e isso comprovadamente. Eu tenho material cientifico diverso sobre resultados de pesquisas de outras técnicas.

    Então porque essa diferenciação em preço que a torna uma "meditacao para afortunados"? Por que é tão alto? Quem controla esse preço e por que é assim?

    Obrigado pela paciência e consideração.

    Gerônimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado “Gerônimo”,

      Até a data atual, não consta no nosso conhecimento que haja estudos publicados em revistas de prestígio revisadas por academicos independentes com estudos clínicos controlados "double blind", que tenham dado resultados significativos melhores com outras técnicas, do que com a Meditação Transcendental.
      Caso houver algum estudo, agradeceríamos nos enviar a referência bibliográfica.Postarei no blog algumas das importantes pesquisas científicas que temos para responder as suas questões.

      E em relação ao seu comentário à respeito da taxa do curso cobrada pela SIM - Sociedade Internacional de Meditação, algumas pessoas expressam "Nossa, como é caro o curso”! Outras comentam que pensavam que o preço do curso fôsse mais caro do que o valor cobrado.
      Caro é um conceito relativo.Caro em relação a que?
      Se você levar agora em consideração que:

      =>Vc pagará uma única vez o valor e terá um acompanhamento permanente, PERSONALIZADO.
      => Terá um espaço especial de Meditação para realizar sua prática e trocar experiências com outros meditantes, 1 vez por semana, sob a orientação de professores credenciados pela SIM (Sociedade Internacional de Meditação). Além disso, terá 3 Verificações da Meditação, por mes com Aula de Acompanhamento.
      => Terá nosso espaço, que é um espaço dinâmico; sempre buscamos trazer novidades, palestras com profissionais conceituados, vídeos disponibilizados somente pelo Escritório Nacional da SIM (que não tem no mercado, nem na internet). => Sem falar em todos os benefícios comprovados em mais de 600 pesquisas científicas para a mente, cérebro, sistema nervoso, dissolução do estresse, inteligência, memória, criatividade, paz interior, auto-realização, relacionamentos, trabalho, estudos e sociedade.Benefícios esses, que são cumulativos, para a vida toda, publicados em revistas especializadas. Com isso concluirá que a nossa proposta de valor é justíssima.
      São tantos os benefícios que a pessoa adquire através da prática da Meditação Transcendental, que a taxa paga pelo curso, naturalmente se dilui com o tempo.
      Existe também uma relação custo x benefício a ser considerada.Na vida, assim como no mercado de trabalho, existe uma sutil diferença entre preço e valor.E o que tem valor não tem preço.
      Por exemplo, um "diamante" jamais será encontrado no mercado com o mesmo preço de uma pedra similar ou de um "espinafre"!

      Parte da taxa cobrada pelo o curso da MT é repassada para a SIM para ser aplicada nos projetos populares e a outra parte é retida para manter os custos mensais fixos, elevados, que temos com as salas comerciais, condomínio, publicidade, manutenção, material didático, materiais em geral, honorários do professor qualificado, funcionários, etc...

      Se você realmente tiver interesse em fazer o curso de MT, de acordo com a política de cursos, há sugestões que podem ser dadas e regras a serem aplicadas.

      Esse assunto é conversado individualmente.Cada caso é um caso e a avaliação é pessoal.Há taxas diferenciadas para famílias, aposentados, estudantes com menos de 21 anos, etc.
      Se você quiser se informar melhor à respeito, é só entrar em contato comigo nos telefones ou email abaixo, que terei o prazer em dar as informações específicas.
      Cordialmente,
      Beth
      Tel:21 2236.2384/Cel: 21 9278.7833
      Email: bethsiqueira@mtcopacabana.com.br
      Site: www.mtcopacabana.com.br
      blog: www.vidasemestresse.blogspot.com

      Em caso de dúvidas, você pode enviar um e-mail e lhe explicarei mais sobre os benefícios da Meditação Transcendental.


      Obeservação: Segue acima um post com alguns dados mostrando a diferença entre a Meditação Transcendental e outras Técnicas.

      Excluir
  2. Beth, demorei para retornar mais achei que devia uma resposta.

    Muito agradecido pela disposição de entrar em contato e se dispor a me ensinar. Já pratico várias técnicas e tenho interesse de aprender outras, a MT é uma delas, mas é a única que se coloca num "pedestal" de preço. Infelizmente moro longe do Rio e não tenho ideia de um dia passarei aí, mas agradeço a sua disposição.

    Só um esclarecimento antes do material que quero lhe passar, em retribuição.

    Eu disse que, no geral, a prática de qualquer técnica de meditação conhecida, e são inúmeras, traz a MAIORIA dos mesmos benefícios que você propaga para a MT, isso comprovado cientificamente.

    A MT, dentro do universo das técnicas, é mais uma, não é completa nem a melhor. A técnica Mindfulness, muito simples, muito usada na Europa e EUA, tem muitos artigos cientificos que provam os mesmos benefícios que a MT. Sim, uma técnica que lida com concentração vai agir em área diferente, mas isso não significa que as áreas que a MT trabalha são as melhores ou especiais, os estudos comprovam que o ideal seria fazer uma técnica de cada tipo de grupo, já bem definidos (veja o primeiro link abaixo).

    Vou lhe passar algumas referências básicas para você perceber a paisagem do assunto, mas perceba, só leia se você quiser perceber a paisagem e não ficar comparando para só justificar a instituição que defende, como se fosse um partido ou um time de futebol. Não precisa comparar, não precisa se "defender", só quero que você expanda a visão. Nesse assunto não tem torcica, não tem melhor, tem aquela que vai mais bem indicada para o caso do "Joãozinho", tem a outra que vai ser melhor indicada para a "Mariazinha", e para o "Pedrinho" vai ser bom ele praticar de dois tipos. Entendeu como deve ser a abordagem correta messe assunto?

    Quando você começar a perceber a linda paisagem do assunto abrangendo várias técnicas, como eu percebi, "cairá o véu" que vai lhe mostrar que a MT não é o "suprassumo" que prescinde das outras e que o preço cobrado pelo curso de MT é fora da realidade, mesmo com a justificativa do "acompanhamento".

    Eis os links para você observar melhor a paisagem.

    "Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literatura"
    pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000200006

    Aqui uma reportagem rápida sobre a técnica "Mindfulness".

    noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2011/01/27/tecnica-de-meditacao-pode-desligar-estresse-no-cerebro.jhtm

    Dois artigos recentes na Revista Mente Cérebro mostram as diferenças das técnicas quanto às areas do cérebro que atuam. Se você tem um tablet ou smartphone poderá ler de graça o 214 citado abaixo, instalando o aplicativo "O Jornaleiro"..

    "MEDITAÇÃO PARA MUDAR O CÉREBRO"
    Edição de n. 228 - jan 2012

    "MEDITAÇÃO PARA COMBATER A ANSIEDADE"
    Edição de n. 214 - nov 2010

    São pílulas. Se procurar as fontes citadas no primeiro paper e pesquisar mais no Google usando as adequadas palavras chaves em ingles, com os nomes das técnicas citadas, vai lhe trazer centenas de artigos cientificos mostrando pesquisas com várias técnicas de meditação, confirmando os mesmos beneficios que a MT diz que conquista.

    Boa sorte!

    Gerônimo

    ResponderExcluir
  3. Repita mentalmente seu mantra de olhos fechados até que o mantra suma de sua mente.É só isso.

    ResponderExcluir
  4. que ótimo que o sr Geronimo se dispôs a dividir seu conhecimento com todos que procuraram informações sobre a m transcendental e não tem condições de pagar o caríssimo curso... conforta saber que outros tipos de meditação estão disponíveis, de graça e com o mesmo efeito - fico muito chateada em ver que algumas sociedades sem fim lucrativo no fundo só pensam no lucro...

    ResponderExcluir