domingo, 8 de maio de 2011

Meditar controla o colesterol




A técnica da MT pode ajudar a controlar tanto o açúcar no sangue quanto o colesterol? E o peso?

Dr. Kaplan: Há evidências agora, a partir de um estudo científico muito bem controlado publicado na Archives of Internal Medicine em 2006, de que a técnica da MT pode reduzir os componentes da “síndrome metabólica”, uma causa importante de má saúde e morte prematura. Pacientes com síndrome metabólica são caracteristicamente acima do peso, com pressão arterial alta, taxa elevada de açúcar no sangue e de triglicérides, e baixo colesterol HDL (bom).

O programa de Meditação Transcendental pode baixar o colesterol?

Dr. Molina: Em um estudo publicado no Journal of the Israeli Medical Association, pesquisadores relataram uma queda significativa no colesterol total em pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Portanto, sim, a técnica da Meditação Transcendental é uma forma eficaz de baixar o colesterol total.

A maior ênfase hoje está em baixar o colesterol, e assim você escuta muita propaganda de medicações para o colesterol na TV. Mas ainda temos que lembrar que a pressão arterial alta é, de fato, o fator de risco mais importante tanto para derrame quanto para doença coronariana. As pesquisas têm consistentemente demonstrado uma queda na pressão arterial das pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Assim, não devemos subestimar a importância em baixar a pressão arterial de todas as pessoas, tenham ou não colesterol alto.


Tenho tomado drogas com estatina por muitos anos. Poderia me livrar delas com a prática da 
técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Schneider: É possível. Alguns estudos relataram redução do colesterol sérico como resultado da prática da técnica da Meditação Transcendental. Como em todas as condições médicas, é recomendável seguir a orientação de seu médico ou profissional de saúde antes de mudar qualquer prescrição de medicamentos ou outros métodos de tratamento.

Dr. Molina: Poderia. O programa de Meditação Transcendental tem sido associado à queda no colesterol total nos estudos científicos, mas nunca houve um amplo e formal estudo comparando-o às estatinas. Portanto, para pessoas que necessitem de estatinas, alguém que tenha tido um ataque do coração, por exemplo, eu não substituiria a estatina pelo programa de Meditação Transcendental. Nestes casos eu recomendaria que a técnica da Meditação Transcendental fosse adicionada ao uso das drogas com estatina, e não em substituição a elas. A técnica da Meditação Transcendental é um complemento muito poderoso, e na verdade pode ser mais poderoso que as drogas com estatina em melhorar o resultado geral, mas não temos esta informação.

Dr. Robert Schneider, médico, F.A.C.C., F.A.B.M.R., foi premiado com mais de US$20 milhões em bolsas para pesquisa pelo National Institutes of Health (NIH) por sua pesquisa pioneira sobre abordagens naturais às doenças do coração. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e 100 artigos de pesquisa médica, e foi mencionado em mais de 1.000 reportagens, incluindo CNN Headline News, The New York Times e Time Magazine.


Dr. César Molina, médico, F.A.C.C.,  é Diretor Médico do Centro do Coração do Sul da Ásia no Hospital El Camino em Mountain View, Califórnia. Graduou-se pela Escola da Medicina da Universidade de Yale e é membro do Colégio Americano de Cardiologia. Dr. Molina apareceu recentemente na edição internacional da CNN discutindo sobre os benefícios da dieta e exercícios no tratamento e prevenção da doença coronariana.



Dr. Gary P. Kaplan, médico, Ph.D., é neurologista e professor associado da clínica neurológica da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, EUA. Também recebeu o Albert H. Douglas Award da Sociedade Médica do estado de Nova York por realizações eméritas como professor de clínica interessado em promover e melhorar a educação médica de médicos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário