quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como evitar que seu cérebro se torne “estressado”?



                                                                                           Como o estresse danifica o cérebro

Estresse, pressão, fadiga, dieta pobre, álcool e drogas danificam as conexões neurais entre o córtex pré-frontal do cérebro – ou CEO (Executivo-Chefe) – e o resto do cérebro. Quando você está exausto ou sob intenso estresse mental e físico, o cérebro desvia-se dos seus “elevados” e evoluídos circuitos executivos racionais frontais. Ele começa a usar caminhos de resposta/estímulo mais primitivos. Consequentemente, você responde às demandas diárias sem pensar; você toma decisões impulsivas e míopes. Quando o Executivo-Chefe está “desligado”, as emoções fortes assumem, como medo e raiva, colorindo de modo adverso a sua visão do mundo.
SINAIS DE ESTRESSE

Fraco funcionamento executivo
Tendência a: Pensamento rígido; Comportamento reativo e impulsivo; Miopia na tomada de decisões; Pobre memória no trabalho; Perda de atenção (distração); Abuso de álcool e drogas; Pensamento e comportamento antiéticos

Fisiologia estressada
Tendência a: Fadiga; Pressão arterial alta; Distúrbios do sono e do apetite; Sistema imunológico fraco

Emoções desequilibradas
Tendência a: Baixa autoestima e autoconfiança; Preocupações, ansiedades e medos; Emoções superficiais e que trazem discórdia; Relacionamentos instáveis; Depressão

Como a Meditação Transcendental otimiza o cérebro

A técnica da Meditação Transcendental (MT) reduz o estresse e não é religiosa. Ela proporciona a experiência de “alerta em repouso”, que reduz o estresse, fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as diferentes áreas do cérebro, e desenvolve o funcionamento cérebro total. Como resultado, o praticante da Meditação Transcendental exibe funções executivas mais fortes, com um pensamento mais prático e tomada de decisões mais perspicazes. A resposta emocional ao mundo é mais equilibrada e mais apropriada quando o CEO está completamente “ligado”.
SINAIS DA Meditação Transcendental

Forte funcionamento executivo
Tendência a: Pensamento prático e flexível; Comportamento proativo e não-impulsivo; Tomada de decisões perspicazes; Excelente memória no trabalho; Atenção focalizada e tranquila; Sem abuso ou vício de substâncias (álcool, drogas e medicamentos não receitados); Pensamento e comportamento éticos

Fisiologia saudável
Tendência a: Energia e vitalidade; Sistema cardiovascular apto; Fisiologia equilibrada; Sistema imunológico forte;


Emoções equilibradas
Tendência a: Autoconfiança e autoestima sólidas; Sentimentos de segurança e paz; Compaixão e empatia pelos outros; Relações interpessoais saudáveis; Felicidade e otimismo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Meditação Transcendental x Síndrome do Estresse





Eu realmente me estresso com coisas que não aborrecem outras pessoas, como falar na frente de um grupo ou ter que cumprir um prazo. A MT pode ajudar?

Dr. Grosswald: Bem, não existe um “estressômetro”, ou uma medida padrão de estresse. O que uma pessoa considera estressante é estressante para aquela pessoa, se aquilo é estressante para outra pessoa ou não, e sua suscetibilidade ao estresse, depende muito da sua fisiologia. Com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental, sua tolerância ao estresse aumenta, permitindo que se torne menos suscetível a ele, quase como uma vacina contra o estresse.
PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA


E sobre o estresse causado por privação do sono? Eu quase que nunca tenho uma boa noite de sono. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar com isso?
Dr. Grosswald: É interessante você perguntar, porque a pesquisa mostra que os americanos são o povo com maior privação do sono em todo o mundo. O estresse de não dormir se acumula com o tempo.
E mesmo que você esteja tendo um sono normal de vez em quando, o sono não dissolve o estresse acumulado das pressões do dia após dia da vida; ele pode apenas dissolver a fadiga daquele dia. Assim, a fadiga e o estresse vão se acumulando. Mesmo quando você sai de férias, o relaxamento não dura muito tempo quando você retorna ao seu estilo de vida usual. É por isso que todos necessitam de uma forma de dissolver a fadiga e o estresse acumulados da vida diária, que se torna pior pela privação do sono.
Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite a você eliminar este estresse acumulado. A pesquisa estima que 70% a 90% das doenças são relacionadas ao estresse, então, se você tem um mecanismo para reduzir o estresse, ele melhora sua saúde geral e todos os aspectos da sua vida.

Sarina Grosswald, educadora, é especialista em aprendizagem cognitiva que recentemente foi diretora do primeiro estudo do tipo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com deficiências de aprendizagem relacionadas com linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia nacional dos Estados Unidos, incluindo PBS e ABC News.



Veja também:

A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar a melhor a memória?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar a melhor a memória?




Muitas pesquisas mostram que tanto a memória de curto prazo quanto a de longo prazo são melhoradas com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental. A prática regular da técnica da MT permite à mente se tornar mais clara, alerta e profundamente repousada. Com uma fisiologia mais repousada, é natural que a mente funcione mais clara e coerentemente – melhorando a memória, a concentração e o processamento cognitivo.
Quando a fadiga mental do trabalho diário é dissolvida durante a prática do programa de Meditação Transcendental, o estresse e tensão que interferem com a concentração também são reduzidos. Melhor concentração permite melhor memória. Ao aprender a técnica da MT com 50 e poucos anos, você deve perceber que sua memória se torna mais clara e aguda, e você é capaz de reter o que leu melhor do que retinha anos atrás.


Christopher Clark é médico e graduado pela Escola de Medicina da Universidade de Yale, Departamento de Psiquiatria, e membro da Universidade de Washington para psicologia infantil. Pratica a medicina por mais de 20 anos e atualmente é psiquiatra em Vero Beach, Flórida, EUA


domingo, 12 de junho de 2011

O que é mais importante para uma boa saúde, meditar ou fazer exercícios?




A saúde é um resultado de equilíbrio na vida. Tanto o repouso quanto a atividade equilibrada são necessários e apoiam um ao outro. Tanto a técnica da Meditação Transcendental quanto o exercício mostraram reduzir a ansiedade, o risco de ataque cardíaco e derrame, pressão arterial alta, síndrome metabólica, assim como mortes por câncer. Os dois beneficiam a mente, o corpo e a saúde, enquanto uma repousa e relaxa profundamente o corpo, o outro fortalece e revigora o corpo.
A técnica da Meditação Transcendental é a atividade mais fundamental que você pode fazer – ela aviva a consciência, que é a base de tudo. A pesquisa mostra que praticar esta técnica única e simples melhora os relacionamentos, o foco mental, a saúde emocional, a satisfação no trabalho e a saúde geral. Ao desenvolver a consciência, ela oferece uma forma holística para desenvolver equilíbrio em todos os aspectos da vida.
É melhor escolher os dois para uma vida mais longa e uma boa saúde. E se alguém não está fazendo nenhum dos dois agora, eu recomendo começar com a técnica da Meditação Transcendental. Ela dá a você mais clareza mental e criatividade, e isto também vai apoiar a habilidade de se adaptar ao exercício.