quarta-feira, 22 de junho de 2011

Meditação Transcendental x Síndrome do Estresse





Eu realmente me estresso com coisas que não aborrecem outras pessoas, como falar na frente de um grupo ou ter que cumprir um prazo. A MT pode ajudar?

Dr. Grosswald: Bem, não existe um “estressômetro”, ou uma medida padrão de estresse. O que uma pessoa considera estressante é estressante para aquela pessoa, se aquilo é estressante para outra pessoa ou não, e sua suscetibilidade ao estresse, depende muito da sua fisiologia. Com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental, sua tolerância ao estresse aumenta, permitindo que se torne menos suscetível a ele, quase como uma vacina contra o estresse.
PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA


E sobre o estresse causado por privação do sono? Eu quase que nunca tenho uma boa noite de sono. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar com isso?
Dr. Grosswald: É interessante você perguntar, porque a pesquisa mostra que os americanos são o povo com maior privação do sono em todo o mundo. O estresse de não dormir se acumula com o tempo.
E mesmo que você esteja tendo um sono normal de vez em quando, o sono não dissolve o estresse acumulado das pressões do dia após dia da vida; ele pode apenas dissolver a fadiga daquele dia. Assim, a fadiga e o estresse vão se acumulando. Mesmo quando você sai de férias, o relaxamento não dura muito tempo quando você retorna ao seu estilo de vida usual. É por isso que todos necessitam de uma forma de dissolver a fadiga e o estresse acumulados da vida diária, que se torna pior pela privação do sono.
Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite a você eliminar este estresse acumulado. A pesquisa estima que 70% a 90% das doenças são relacionadas ao estresse, então, se você tem um mecanismo para reduzir o estresse, ele melhora sua saúde geral e todos os aspectos da sua vida.

Sarina Grosswald, educadora, é especialista em aprendizagem cognitiva que recentemente foi diretora do primeiro estudo do tipo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com deficiências de aprendizagem relacionadas com linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia nacional dos Estados Unidos, incluindo PBS e ABC News.



Veja também:

A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar a melhor a memória?

Nenhum comentário:

Postar um comentário