quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Assista como a Meditação Transcendental contribui para diminuir a violência

O físico John Hagelin explica o efeito de paz e diminuição da violência que a prática coletiva da Meditação Transcendental gera ao ambiente. Este efeito é conhecido pelo nome de Efeito Maharishi e neste vídeo ele é constatado cientificamente.



domingo, 30 de setembro de 2012

Nas palavras de David Lynch, "Como a MT beneficia o sistema nervoso"?



O grande cineasta David Lynch em entrevista no Programa Roda Viva, da TV Cultura, explicando como a técnica da Meditação Transcendental beneficia o sistema nervoso.




quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Meditação Transcendental: David Lynch explica a diferença da Meditação Transcendental




Neste vídeo, o cinesta David Lynch é entrevistado no Programa Roda Viva, da TV Cultura, e explica a diferença entre a técnica da Meditação Transcendental e as demais e como aprender com um professor autorizado.






terça-feira, 10 de julho de 2012

Sociedade e Paz Mundial: a influência da Meditação Transcendental



Quando Maharishi apresentou inicialmente a técnica da Meditação Transcendental em 1958, ele enfatizou que a paz individual é a unidade básica da paz mundial. Ele usou a analogia que diz que assim como uma floresta não pode ser verde sem árvores verdes, não pode haver um mundo em paz sem indivíduos em paz.

Transformando a vida no nível mais profundo

Apesar de existirem muitas pessoas sinceras dedicadas à causa da paz, estabelecer a paz requer mais que adotar uma crença psicológica na paz. Ela só pode ser alcançada através de uma transformação no nível mais profundo da mente humana e através da correspondente mudança na fisiologia. Maharishi explicou que quando a mente e o corpo estão profundamente em paz, então o pensamento, a fala e a ação irão espontaneamente irradiar uma influência de harmonia no ambiente.

Aumentando a coerência na consciência coletiva

Extensa pesquisa científica confirma que o programa de Meditação Transcendental e do programa avançado MT-Sidhis são eficazes em eliminar o estresse, a ansiedade e a frustração, e em promover o crescimento na direção de um estado de saúde ideal, paz e realização em iluminação. Além disso, a prática em grupo destes programas mostrou aumentar a coerência na consciência coletiva, reduzindo assim o estresse, o crime e a violência sociais, nacional e internacionalmente.


domingo, 13 de maio de 2012

Entenda melhor a Meditação Transcendental



O que é a técnica da Meditação Transcendental (MT)?

É um procedimento simples, natural e sem esforço, praticado por 20 minutos duas vezes ao dia sentando-se confortavelmente com os olhos fechados. Esta meditação não é uma religião, filosofia ou estilo de vida. É o método de autodesenvolvimento mais amplamente praticado, o mais pesquisado e o mais eficaz.

O que acontece enquanto meditamos?

A técnica Meditação Transcendental permite sua mente aquietar, mergulhar além do pensamento para experimentar a fonte do pensamento – consciência pura, também conhecida como consciência transcendental. Este é o nível mais silencioso e quieto de consciência – seu Ser mais interior. Ao meditar, neste estado de alerta em repouso, seu cérebro funciona com significativa maior coerência e seu corpo adquire repouso profundo.

Qual a origem da técnica da Meditação Transcendental?

A técnica da Meditação Transcendental é baseada na antiga tradição Védica de iluminação na Índia. Este conhecimento tem sido repassado por mestres Védicos de geração para geração por milhares de anos. Há 50 anos atrás, Maharishi – o representante em nossa era da tradição Védica – apresentou a Meditação Transcendental ao mundo. Desta forma, ele restaurou o conhecimento e a experiência de estados superiores de consciência neste momento crítico para a humanidade. Quando ensinamos a técnica da Meditação Transcendental hoje, para máxima eficácia, nós mantemos os mesmos procedimentos usados pelos professores há milhares de anos.



terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais foco no trabalho com a Meditação Transcendental


Pesquisas científicas realizadas com pessoas praticando a técnica da Meditação Transcendental mostrou que os praticantes da técnica possuem maior habilidade de concentração, menos distração e melhor desempenho no trabalho. Os estudos mostraram ainda que as pessoas podem diferenciar um objeto de atenção de seu plano de fundo (melhor foco no objeto) e podem tomar decisões mais rápida e de maneira assertiva. Cada sessão de meditação refresca a mente, tornando-a mais clara, mais aquietada e mais capaz de processar a informação. É melhor que um cochilo ou uma parada para o café. 


A técnica da MT permite um repouso mais profundo até mesmo do que o sono, e avaliações mostram que os americanos estão com um déficit de sono – dormindo uma média de uma hora e meia a menos do que dormiam há 100 anos. A população acumulou fadiga por causa da falta de sono, que dá lugar a fadiga mental durante o dia, falta de eficiência no trabalho e maior estresse. A prática regular da técnica da Meditação Transcendental pode reduzir este acúmulo de fadiga e privação do sono – e também permite um sono mais profundo à noite. A maioria das pessoas se concentra melhor em seu trabalho quando estão menos fatigados.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Diferença da Meditação Transcendental com outras técnicas


Da mesma forma que diferentes medicamentos produzem efeitos diferentes, as diferentes técnicas de meditação, também produzem efeitos diferentes. Cada tipo de técnica produz um efeito diferente em nível cerebral, pois usa a mente de forma diferente. Segue uma mostra que evidencia o nível cerebral do efeito produzido por uma técnica de concentração comparado com a Meditação Transcendental:




Travis, F., & Shear, J. Focused attention, open monitoring and automatic self-transcending: Categories to organize meditations from Vedic, Buddhist and Chinese traditions. Consciousness and Cognition, 19 (4), p.1122-1123, Dec 2010

Neuroimagens do cérebro durante uma técnica de meditação que requer concentração (esforço) revela que as áreas do cérebro que se ativam (vermelho) ou desativam (azul) são diferentes que as áreas que se ativam ou desativam com a Meditação Transcendental.


Parte frontal do cérebro
Tálamo
Parte Posterior do cérebro
Concentração
Ativa
Ativa
Desativa
Meditação Transcendental
Ativa
Desativa
Ativa
Sendo que se ativam ou desativam áreas diferentes, as técnicas produzem resultados diferentes. Inclusive, em nível de padrões eletroencefalográficos (EEG), a diferença é muito clara. No caso da Meditação Transcendental de Maharishi Mahesh Yogi, os padrões de coerência EEG alfa generalizada observados, indicam um estado de “alerta em profundo descanso” que até a presente data não tem sido possível de serem encontradas em outras técnicas de meditação. 


Três tipos de meditação diferentes:

1) Aquelas que precisam focalizar a atenção. Requerem manutenção de controle voluntário, focalizado num objeto ou emoção. Estes procedimentos dão lugar a atividade EEG tipo ondas beta-2 (20-30 Hz) /gamma (30-50 Hz) observadas em qualquer processo cognitivo ativo. (Amor-Bondade-Compaixão, Qigong, Zen 3r ventricle, Buddhismo Diamond Way).

2) Técnicas de monitoramento aberto. Ter consciência (“mindfulness” ) da própria respiração ou pensamentos (monitoramento aberto ou técnicas de mindfulnes que envolvem monitoramento na evolução da experiência que está acontecendo). Durante a prática destes procedimentos o cérebro desenvolve atividade frontal de ondas theta (4-8 Hz), observada quando se reflete sobre conceitos mentais. (Cahn, Delorme, & Polich, 2010). (MeditaçãoVipassana, Zazen, Sahaja Yoga, Qigong de concentração).

3)Técnicas de auto-transcendência automática. Esta categoria inclui a Meditação Transcendental. Produz coerência frontal alfa 1 (8-10 Hz) que caracteriza um estado de alerta interna. Coerência mais alta significa que o córtex pré-frontal, o centro de controle executivo do cérebro, está funcionando duma forma integrada. (Meditação Transcendental, Qigong a longo prazo com 40 anos de prática).

Os tipos (1) e (2) requerem de algum tipo de esforço mental, enquanto que a Meditação Transcendental não requer esforço e os seus padrões EEG são indicativos de descanso profundo.

A pesquisa mostra que a Meditação Transcendental cria coerência alfa entre os dois hemisférios, e entre a parte frontal e posterior do cérebro A pesquisa realizada durante a última década, mostra que a coerência e sincronia alfa junta conjuntos de neurônios distribuídos no córtex necessários para levar a cabo grande parte de tarefas cognitivas – de atenção, semânticas de memória e de aprendizagem – bem como tarefas básicas sensoriais e motoras.

Enquanto que, a coerência EEG beta e gamma têm a função de coordenar áreas locais corticais próximas durante o processamento cognitivo, a coerência alfa é essencial para a comunicação e integração neuronal de grande escala entre áreas corticais distantes que são necessárias para a consciência consciente e a interpretação do significado da experiência. Coerência EEG durante a Meditação Transcendental têm sido correlacionada positivamente com a inteligência, criatividade, aprendizagem de conceitos e raciocínio moral, bem como com ansiedade reduzida, estabilidade emocional e saúde mental.

Até a data, parece que a Meditação Transcendental apresenta coerência alfa de grande escala de forma singular quando comparada com outras técnicas bem como no córtex pré-frontal. 

Estudos randomizados têm mostrado que, comparado com outras formas de meditação, relaxação e promoção da saúde, a Meditação Transcendental diminui a alta pressão sanguínea, aumenta a longevidade e flexibilidade cognitiva nos idosos, diminui a arterioesclerose, diminui o síndrome de stress pós-traumático e a ansiedade, e aumenta a inteligência, criatividade, independência de campo, inteligência prática, e a velocidade dos processos cognitivos.

Meta-análises mostram que a Meditação Transcendental produz um descanso mais profundo que as outras técnicas. Sendo mais efetiva em reduzir a ansiedade e depressão, bem como, em aumentar a auto-realização, entre outros parámetros. Também é mais efetiva em reduzir o consumo de drogas, álcool e tabaco que outros tratamentos standard, e que outras técnicas na redução dos radicais livres. Todas estas mudanças podem ser vistas como resultado do estado de relaxação e coerência que especificamente produz.
Os gráficos abaixo comparam alguns dos resultados da Meditação Transcendental com os resultados proporcionados por outras técnicas. Oito Meta-análises sobre 597 estudos, a forma de chegar a resultados concluintes sobre multitude de estudos,   mostram como a Meditação Transcendental é mais efeitiva que outras formas de meditação em grande numero de aspectos. Sugerimos ainda ler o livro bestseller no New York Times, "Transcendence, Healing and Transformation through Transcendental Meditation" do Dr. Norman Rosenthal, onde se clarificam os diferentes efeitos de diferentes tecnicas.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Meditação Transcendental colabora para baixar a pressão alta


Entrevista com o Dr. Vernon Barnes, Ph.D


Quais são as possíveis causas da hipertensão e doença cardíaca?

Fatores tais como idade avançada, predisposição genética, sobrepeso e estilo de vida sedentário – junto com fatores dietéticos como sal e sódio – são comumente atribuídos como causas de pressão arterial alta. Reatividade cardiovascular exagerada ao estresse, por conta de exposição a estressores psicológicos e ambientais tanto crônicos quanto agudos, também tem sido considerada hipoteticamente como participante como um papel importante particular no desenvolvimento da hipertensão. É aí que a prática regular de uma técnica de redução de estresse como a Meditação Transcendental pode ser muito útil.

Aumentos exagerados recorrentes e/ou constantes na resposta da pressão arterial ao estresse estão associados aos aumentos naturalmente acompanhados de tensão nas paredes do coração e dos vasos sanguíneos. Existe a hipótese de que, com o tempo, a prática da Meditação Transcendental leve à adaptação estrutural cardiovascular secundária; isto é, o remodelamento das paredes do músculo do coração e vasos sanguíneos para ajudar a normalizar a tensão nas paredes do coração e dos vasos sanguíneos.

Estes resultados concernem especificamente à técnica da Meditação Transcendental e podem não se aplicar a outras técnicas de meditação, já que nem todas as técnicas funcionam da mesma forma. Como forma de apresentação, a técnica da Meditação Transcendental foi descrita como um procedimento simples e natural praticado por 20 minutos duas vezes ao dia sentando-se confortavelmente com os olhos fechados. A MT não é uma religião e não requer mudanças nas crenças, estilos de vida ou filosofia pessoais.


Vernon Barnes, Ph.D., é pesquisador no Instituto de Prevenção da Geórgia da Faculdade de Medicina da Geórgia em Augusta, EUA, que recebeu recursos de US$1,5 milhões da Associação Americana do Coração, da Associação Nacional do Coração, em Lung e do Instituto do Sangue para estudar os efeitos da técnica da Meditação Transcendental em adolescentes afro-americanos com risco de pressão arterial alta.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ciência e MT: Qual é a importância de um cérebro integrado ?



Entrevista com Dr. Fred Travis, Ph.D



O que significa “funcionamento integrado do cérebro”, e por que é importante?
 “Há diferentes áreas no cérebro para ver, ouvir, pensar, sentir – para raiva e felicidade – para agir, decidir, planejar. Quando seu cérebro é saudável, todas estas diferentes áreas trabalham juntas – elas são “integradas”. A integração é importante porque seu mundo, seu meio-ambiente, está constantemente mudando. Você precisa de um cérebro saudável e integrado que possa avaliar onde você está, decidir aonde você quer estar, e então decidir sobre os passos para chegar lá.”

Fala-se muito sobre estresse e funcionamento cerebral. O que acontece ao cérebro com uma experiência estressante?
“Experiências estressantes impedem os lobos frontais de se desenvolverem. E entre experiências estressantes eu incluo o abuso de álcool e drogas, crescimento em um lar rompido, viver com medo de violência e crime, até mesmo uma má dieta. E quando os lobos frontais de uma pessoa não se desenvolvem, ela vive uma vida primitiva. Ela não pode e, na verdade, não planeja o futuro. Sua vida é simplista, e ela só pode lidar com o quem está acontecendo com ela naquele momento. É aí que o pensamento rígido surge: “Ou você está comigo ou contra mim,” ou “Eu e minha gangue somos bons, e todos os demais estão aí contra nós”.

O cérebro inteiro está envolvido nestas decisões?
“A parte do cérebro que é mais importante para avaliar todas as informações é chamada lobos frontais ou córtex associativo. Esta parte do cérebro não recebe nenhuma informação direta do exterior, ela reúne o que os sentidos trouxeram para dentro através da audição, visão, tato etc. Os lobos frontais são como condutores que pegam os talentos de diferentes seções da orquestra e os coloca todos juntos em uma peça de música inteira.”

O cérebro pode mudar?
“Afortunadamente, sim. O cérebro está sempre mudando com uma vida de experiências. Não importa que experiências tenham ocorrido no passado, e que desligaram os circuitos do cérebro, o cérebro pode ser mudado se você escolher novas experiências específicas.”

Tais como…?
“Tais como o programa da Meditação Transcendental. A pesquisa mostra que a técnica da MT oferece uma experiência nova altamente específica na base silenciosa da mente ativa. Este é um estado de pleno despertar interior sem atributos ou qualidades particulares. E de acordo com a pesquisa, esta experiência cria um funcionamento mais integrado nas áreas frontais do cérebro. Na verdade, a técnica da MT é única em sua habilidade em exercitar esta parte crítica do cérebro – em tornar o cérebro mais saudável e capaz de funcionar em conjunto como um todo.”




 Dr. Fred Travis, Ph.D., é diretor do Centro para o Cérebro, Consciência e Cognição da Maharishi University of Management em Fairfield, Iowa –  o maior centro de pesquisa do mundo dedicado à investigação dos efeitos da meditação sobre o funcionamento do cérebro entre estudantes.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Aumento da concentração com a Meditação Transcendental


Pesquisa científica com pessoas praticando a técnica da Meditação Transcendental revela maior habilidade de concentração, menos distração e melhor desempenho no trabalho. Estudos mostraram que as pessoas podem diferenciar um objeto de atenção de seu plano de fundo (melhor foco no objeto) e podem tomar decisões mais rápida e acuradamente. Cada sessão de meditação refresca a mente, tornando-a mais clara, mais aquietada e mais capaz de processar a informação. É melhor que um cochilo ou uma parada para o café.

A técnica da MT permite um repouso mais profundo até mesmo do que o sono, e avaliações mostram que os americanos estão com um déficit de sono – dormindo uma média de uma hora e meia a menos do que dormiam há 100 anos. A população acumulou fadiga por causa da falta de sono, que dá lugar a fadiga mental durante o dia, falta de eficiência no trabalho e maior estresse. A prática regular da técnica da Meditação Transcendental pode reduzir este acúmulo de fadiga e privação do sono – e também permite um sono mais profundo e repousante à noite. A maioria das pessoas se concentra melhor em seu trabalho quando estão menos fatigados.


PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA



Fonte: http://www.meditacaotranscendental.com.br/