sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Meditação Transcendental combate a ansiedade?



 Especialistas respondem dúvidas sobre o tema

Fico nervoso em certas situações como quando tenho que fazer uma apresentação no trabalho. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar a suplantar isso?


Dr. Krag: O medo de falar em público é um medo prevalente e leva a sentimentos de pânico que são fisiologicamente idênticos à resposta de luta ou fuga. A técnica da Meditação Transcendental produz o oposto fisiológico da resposta de estresse de luta ou fuga. À medida que o praticante da MT se torna mais e mais acostumado a este estado de calma espera-se, baseado nas pesquisas científicas, que o medo desapareça gradualmente.



Sou tão ansioso! E se eu não conseguir sentar quieto o suficiente para meditar?

Dr. Belok: A experiência de alerta em repouso é agradável e confortável e isso permite que você continue sentado quietamente por vinte minutos duas vezes por dia. Quando praticado regularmente este programa dissolve o estresse cumulativamente. Com o tempo você experimenta cada vez menos estresse e nervosismo. Como resultado natural desta diminuição do estresse a mente se aquieta durante a prática e você não sente a necessidade de se levantar e se mover. A experiência direta de imobilidade e paz se encarrega desses sentimentos de inquietação.

Com a prática constante a ansiedade assume cada vez menos seu papel o que possibilita tomar melhores decisões sobre atividades diárias porque é mais capaz de lidar com o estresse. Assim, com o tempo, a pessoa adquire a possibilidade de se livrar do estresse. Isso significa ser motivada pelas necessidades da situação em vez de pela própria resposta estressada quanto à situação. Em vez de reagirmos aos desafios como uma ameaça os vemos como uma oportunidade para o crescimento pessoal e profissional.


Será que me forçar a sentar quieto e meditar não me deixará mais ansioso?

Dr. Krag: A pesquisa revelou que alguns tipos de "técnicas de relaxamento" são, na verdade, a causa de uma pessoa com um distúrbio de ansiedade se tornar mais ansiosa. No entanto, a experiência de milhares de pessoas com ansiedade, ao longo de muitos anos, foi que elas podem aprender a técnica da Meditação Transcendental e reduzir sua ansiedade. Com orientação adequada do instrutor da MT sentirão uma sensação de calma bastante incomum e agradável para elas. Ao ser capaz de pensar um pensamento, você pode aprender a técnica da Meditação Transcendental.




Dr. James Krag, médico, é membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria de Virgínia e ex-presidente da Associação da Virgínia de Psiquiatras da Comunidade por quatro anos. É atualmente diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento residencial para adolescentes com problemas psiquiátricos 



Dr. Steele Belok, médico, especialista em medicina interna é membro do corpo de médicos do Mt. Auburn Hospital em Cambridge e instrutor de medicina clínica na Escola de Medicina de Harvard


Já teve problemas de ansiedade? Deixe um comentário e conte como a Meditação Transcendental lhe ajudou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário