domingo, 22 de maio de 2011

Tire suas dúvidas: A Meditação Transcendental ajuda a parar de fumar?




Especialistas no assuntos respondem como a Meditação Transcendental pode ajudar as pessoas a pararem de fumar de uma maneira mais natural.
Veja a entrevista abaixo:

Um dos principais fatores de risco da doença cardíaca é o tabagismo. O que a técnica da Meditação Transcendental pode fazer para ajudar as pessoas a parar de fumar?


Dr. Schneider: Fumar é na verdade um importante fator de risco para a doença cardíaca, para o câncer de pulmão e para muitas outras condições que produzem mortalidade, doença e disfunções. De fato, é considerado com a causa principal de morte hoje pelo Surgeon General dos Estados Unidos.

É na verdade difícil para os médicos fazer com que seus pacientes parem de fumar. No entanto, o programa de Meditação Transcendental mostrou ser bastante eficaz em ajudar as pessoas a parar.

Em uma meta-análise, ou estudo, de toda a pesquisa disponível sobre o abandono do fumo publicada no Alcohol Treatment Quarterly e no Journal of Health Promotion, a técnica da Meditação Transcendental mostrou ser duas vezes mais eficaz em ajudar as pessoas a parar de fumar comparada com outros tratamentos, incluindo terapia farmacológica, aconselhamento individual e kits de autoajuda. Este resultado é muito significativo para os 25 a 30% da população que fuma hoje.

Mesmo que eu aprenda a técnica da Meditação Transcendental, eu ainda não vou ter que me esforçar para parar de fumar?

Dr. Krag: Penso que seus instrutores de MT jamais darão instruções sobre parar de fumar. Eles ensinam Meditação Transcendental. No entanto, ao praticar regularmente a técnica da Meditação Transcendental, eu realmente penso que você vai simplesmente não se interessar mais em fumar. Apenas medite regularmente e veja o que acontece. Eu acho que você vai ter uma surpresa agradável.

 



Dr. Robert Schneider, médico, F.A.C.C., F.A.B.M.R., foi premiado com mais de US$20 milhões em bolsas para pesquisa pelo National Institutes of Health (NIH) por sua pesquisa pioneira sobre abordagens naturais às doenças do coração. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e 100 artigos de pesquisa médica, e foi mencionado em mais de 1.000 reportagens, incluindo CNN Headline News, The New York Times Time Magazine.

Dr. James Krag, é membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria de Virgínia e ex-presidente da Associação da Virgínia de Psiquiatras da Comunidade por quatro anos. É atualmente diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento residencial para adolescentes com problemas psiquiátricos.



domingo, 15 de maio de 2011

Meditação Transcendental ajuda a combater a enxaqueca




No programa Alternativa Saúde, exibido pelo canal GNT, um especial sobre enxaqueca destacou a melhora que a técnica de Meditação Transcendental traz às pessoas que sofrem desse grave problema. Durante o programa, a atriz Carolinne Lobo contou sobre suas  crises de enxaquecas e também foi aconselhadas por diversos especialista.

Neste trecho do programa, uma terapeuta ayurvédica recomendou que ela experimentasse meditar para aliviar a 
enxaqueca. Carolinne aceitou o desafio e já vem praticando a Meditação Transcendental há quase um mês.

Recentemente, Carolinne declarou em seu perfil no Facebook:

“A Meditação Transcendental mudou a minha vida. Enxaqueca nunca mais!”


domingo, 8 de maio de 2011

Meditar controla o colesterol




A técnica da MT pode ajudar a controlar tanto o açúcar no sangue quanto o colesterol? E o peso?

Dr. Kaplan: Há evidências agora, a partir de um estudo científico muito bem controlado publicado na Archives of Internal Medicine em 2006, de que a técnica da MT pode reduzir os componentes da “síndrome metabólica”, uma causa importante de má saúde e morte prematura. Pacientes com síndrome metabólica são caracteristicamente acima do peso, com pressão arterial alta, taxa elevada de açúcar no sangue e de triglicérides, e baixo colesterol HDL (bom).

O programa de Meditação Transcendental pode baixar o colesterol?

Dr. Molina: Em um estudo publicado no Journal of the Israeli Medical Association, pesquisadores relataram uma queda significativa no colesterol total em pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Portanto, sim, a técnica da Meditação Transcendental é uma forma eficaz de baixar o colesterol total.

A maior ênfase hoje está em baixar o colesterol, e assim você escuta muita propaganda de medicações para o colesterol na TV. Mas ainda temos que lembrar que a pressão arterial alta é, de fato, o fator de risco mais importante tanto para derrame quanto para doença coronariana. As pesquisas têm consistentemente demonstrado uma queda na pressão arterial das pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Assim, não devemos subestimar a importância em baixar a pressão arterial de todas as pessoas, tenham ou não colesterol alto.


Tenho tomado drogas com estatina por muitos anos. Poderia me livrar delas com a prática da 
técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Schneider: É possível. Alguns estudos relataram redução do colesterol sérico como resultado da prática da técnica da Meditação Transcendental. Como em todas as condições médicas, é recomendável seguir a orientação de seu médico ou profissional de saúde antes de mudar qualquer prescrição de medicamentos ou outros métodos de tratamento.

Dr. Molina: Poderia. O programa de Meditação Transcendental tem sido associado à queda no colesterol total nos estudos científicos, mas nunca houve um amplo e formal estudo comparando-o às estatinas. Portanto, para pessoas que necessitem de estatinas, alguém que tenha tido um ataque do coração, por exemplo, eu não substituiria a estatina pelo programa de Meditação Transcendental. Nestes casos eu recomendaria que a técnica da Meditação Transcendental fosse adicionada ao uso das drogas com estatina, e não em substituição a elas. A técnica da Meditação Transcendental é um complemento muito poderoso, e na verdade pode ser mais poderoso que as drogas com estatina em melhorar o resultado geral, mas não temos esta informação.

Dr. Robert Schneider, médico, F.A.C.C., F.A.B.M.R., foi premiado com mais de US$20 milhões em bolsas para pesquisa pelo National Institutes of Health (NIH) por sua pesquisa pioneira sobre abordagens naturais às doenças do coração. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e 100 artigos de pesquisa médica, e foi mencionado em mais de 1.000 reportagens, incluindo CNN Headline News, The New York Times e Time Magazine.


Dr. César Molina, médico, F.A.C.C.,  é Diretor Médico do Centro do Coração do Sul da Ásia no Hospital El Camino em Mountain View, Califórnia. Graduou-se pela Escola da Medicina da Universidade de Yale e é membro do Colégio Americano de Cardiologia. Dr. Molina apareceu recentemente na edição internacional da CNN discutindo sobre os benefícios da dieta e exercícios no tratamento e prevenção da doença coronariana.



Dr. Gary P. Kaplan, médico, Ph.D., é neurologista e professor associado da clínica neurológica da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, EUA. Também recebeu o Albert H. Douglas Award da Sociedade Médica do estado de Nova York por realizações eméritas como professor de clínica interessado em promover e melhorar a educação médica de médicos.







terça-feira, 3 de maio de 2011

Aprendizagem na Sala de Aula




O alarmante crescimento de estresse nas salas de aula alimenta problemas generalizados na educação, incluindo baixo rendimento acadêmico, ansiedade, depressão, violência escolar e desistência dos professores. Para ajudar a neutralizar este estresse, muitas escolas estão estabelecendo um período de “Tempo de Silêncio” no início e no fim de cada dia escolar – duas sessões de 10 a 15 minutos quando os estudantes se sentam silenciosamente para repousar e/ou ler silenciosamente.

Cada vez mais, escolas estão oferecendo a seus estudantes e professores oportunidades de aprender e praticar o programa de Meditação Transcendental (MT) durante estes períodos de “tempo de silêncio”.

O programa da MT de Maharishi Mahesh Yogi é uma técnica simples, comprovada cientificamente e não-religiosa para reduzir o estresse, melhorar a saúde e desenvolver o pleno potencial criativo da pessoa.
No Brasil, a Sociedade Internacional de Meditação em parceria com a Fundação David Lynch para a Educação Baseada na Consciência e Paz Mundial (ambas organizações sem fins lucrativos) já estão implementando a Educação Baseada na Consciência em diversas escolas.

Confira o vídeo “Meditação Transcendental nas escolas do Brasil”. Fique por dentro e divulgue esta iniciativa.