sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Milhares de monges budistas aprendem a Meditação Transcendental



Mais de 3 mil monges budistas em 100 mosteiros por todo o sudeste da Ásia aprenderam a técnica da Meditação Transcendental (MT), como resultado do trabalho  de um reverenciado monge budista japonês, Reverendo Koji Oshima, praticante de longa data TM e certificado professor da MT.

 De acordo com a Rev. Oshima, os monges budistas apreciar a simplicidade, ausência de esforço e profunda experiência da transcendência, que é adquirida quase que imediatamente após o início da prática da MT. O Rev. Oshima acrescenta que a transcendência é a base natural para orações e práticas subsequentes do monge.


Durante a visita de Maharishi aos países asiáticos, ele visitou frequentemente os mosteiros e conversou pessoalmente com muitos líderes budistas. Um proeminente monge no Sri Lanka, que agora é líder ou “Shan Kara” de uma das três correntes do Budismo no Sri Lanka, tem sido fundamental para incentivar os monges por todo o país para receber instruções da MT do Reverendo Oshima.

Monges budistas no Sri Lanka começando o dia com a Meditação Transcendental
O Reverendo Oshima conta que os monges mais jovens são especialmente inspirados pela integração entre o conhecimento moderno e antigo de Maharishi. "Eles estavam particularmente interessados no gráfico de campo unificado, ilustrando como o Campo Unificado da Lei Natural, como descrito pela moderna física quântica, é experimentado diretamente durante TM prática como o campo da consciência transcendental, o campo do Ser Absoluto.


O reverendo Oshima foi premiado com um diploma honorário de doutorado pela Universidade Maharishi para as contribuições significativas que ele fez para a sociedade, promovendo a experiência do Nirvana – a fundação espiritual para se atingir os objetivos do budismo. Através das viagens e do ensinamento da técnica da Meditação Transcendental, Reverendo Oshima vem ajudando a animar o conhecimento e experiência direta do Ser Absoluto na vida de milhares de budistas monges - uma influência que ajuda a aumentar a paz, a bem-aventurança e progresso sustentável destes mosteiros, no mundo em torno 
deles.


Texto traduzido e adaptado de: http://www.tm.org/blog/meditation/buddhist-monks/

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O estresse afeta a obesidade? A Meditação Transcendental pode ajudar?


O estresse desempenha um papel na causa da obesidade. O hormônio cortisol, por exemplo, é secretado como resposta ao estresse. O cortisol aumenta a resistência à insulina, e a insulina é um hormônio que a faz ganhar e manter o peso. Quando seu corpo aumentou a resistência à insulina, ele tem que secretar mais insulina para metabolizar o alimento que você está consumindo. Então, se você tem níveis mais altos de cortisona, então você tem mais resistência à insulina, que por sua vez causa ganho de peso. Vários estudos mostram que a técnica da Meditação Transcendental, ao diminuir o estresse, causa a queda dos níveis de cortisona.

Ainda em relação ao estresse, comprovou-se que a pessoa perde a intuição natural de saber o que o corpo precisa ou não. A técnica da Meditação Transcendental também permite à pessoa desenvolver um estado de equilíbrio mental e físico, onde se começa a buscar os alimentos que o corpo precisa. Quando o corpo recebe o que precisa, a pessoa tende a ter um apetite mais equilibrado.

PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Praticar a Meditação Transcendental pode ajudar a baixar a resistência à insulina?


De acordo com resultados de uma pesquisa sobre a resistência à insulina publicada no Archives of Internal Medicine (2006), praticantes do programa de Meditação Transcendental experimentam uma diminuição significativa na resistência à insulina, como medido pelo HOMA, que significa Modelo de Avaliação da Homeostase (homeostasis model assessment) e é uma medida do nível de insulina da pessoa.
Pessoas com níveis mais estáveis de açúcar no sangue tendem a ter mais energia, enquanto pessoas com altas flutuações em seu açúcar no sangue tendem a experimentar mais fadiga e redução na clareza mental durante o dia. A medicação pode diminuir as flutuações no açúcar do sangue. Apropriadamente medicado o paciente pode se concentrar melhor e desempenhar suas atividades de forma normal. Mas isto em um nível bioquímico; com a técnica da Meditação Transcendental a pessoa pode criar mudanças em um nível muito mais fundamental.
A técnica da Meditação Transcendental cria equilíbrio no nível mais profundo da fisiologia – no nível da própria consciência. Quando uma intervenção de saúde funciona em tal nível, ela cria mudanças mais profundas também no nível superficial da fisiologia humana. A técnica da MT permite à pessoa realizar mudanças neste nível mais fundamental da existência, levando a mudanças ainda maiores – e escolhas saudáveis – ao criar saúde mental e física.
Praticar a técnica da Meditação Transcendental, ao reduzir a ansiedade e o estresse, não apenas leva a melhores escolhas de alimento, mas o alimento é digerido e assimilado no corpo de maneira mais eficiente.
PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Meditação Transcendental auxilia na redução de sintomas da menopausa


Apesar da terapia hormonal (TH) ser eficaz em aliviar os sintomas relacionados à menopausa, comprovou-se que ela aumenta o risco de câncer de mama, assim como coágulos de sangue, derrame e ataques do coração em mulheres mais velhas. Portanto, ela é usada agora como “último recurso”, quando os sintomas são intoleráveis e todos os tratamentos seguros não trouxeram alívio. Na verdade, a pesquisa desaprovou de forma tão completa a ideia de que o corpo necessita reposição de hormônios reprodutores que o termo foi mudado de “terapia de reposição hormonal (TRH)” para terapia hormonal (TH), indicando que hormônios que declinam naturalmente com a idade não necessitam ser “repostos”.

Mesmo a Terapia de Hormônios Bioidênticos, considerada por alguns como uma alternativa hormonal “segura”, ainda não está adequadamente pesquisada e possivelmente carregue riscos similares. Afortunadamente, a maioria das mulheres com sintomas relacionados à menopausa pode ser ajudada com abordagens mais seguras e mais naturais.

Uma vez que o estresse é um disparador para sintomas comuns de menopausa, como calores súbitos e problemas de sono, ajudar o corpo a lidar melhor com o estresse pode ajudar com os sintomas. O programa de Meditação Transcendental mostrou reduzir a ansiedade duas vezes mais eficazmente que outras técnicas de meditação e relaxamento, e é altamente eficaz em reduzir o estresse, um dos principais disparadores para os sintomas de menopausa. A prática da técnica da Meditação Transcendental por vinte minutos duas vezes ao dia mostrou baixar o cortisol (um hormônio do estresse), reduzir o estresse, melhorar o sono e levantar o ânimo. Moderar a produção excessiva de cortisol também deve apoiar a produção pelo corpo de hormônios reprodutores úteis como a progesterona, de acordo com alguns pesquisadores.

Além disso, a pesquisa mostra que a técnica da Meditação Transcendental reduz o risco de ataque cardíaco em mulheres na pós-menopausa, assim como reduz a síndrome metabólica, um precursor do diabetes.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

As crianças podem aprender a MT? Ela ajuda a combater a ansiedade na infância?



A MT também ajuda a combater a ansiedade, muito comum em crianças. Na verdade, há muitas crianças com distúrbios de ansiedade que não são diagnosticadas, pois as pessoas não levam a ansiedade das crianças suficientemente a sério. Esse problema deveria ser considerado com muita atenção, uma vez que é a porta para outros problemas de saúde mental, no sentido de que, no futuro, um adulto deprimido foi uma criança com histórico de ansiedade na infância.


Um dos maiores especialistas em estresse no mundo pensa que a depressão é o resultado de uma resposta de estresse desgastada. Em outras palavras, se você é muito ansioso quando criança, e sua resposta – resposta de luta ou fuga – está constantemente tentando protegê-lo e enchendo seu cérebro e seu corpo com hormônios de estresse, isto pode funcionar por um tempo. Mas ao final, o sistema de resposta de estresse se torna desgastado, e quando isto ocorre, você desiste.


A maioria dos distúrbios de ansiedade em crianças – seja um distúrbio de pânico, um distúrbio de ansiedade de separação ou um distúrbio de ansiedade generalizado – é transitório, o que significa que passam. Mas em uma proporção considerável das crianças com problemas de ansiedade, eles retornam. É preciso entender que a ansiedade durante a infância é o melhor sinal para se prever futuros problemas de saúde mental.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Por que a Meditação Transcendental combate a depressão?


A técnica da Meditação Transcendental – MT possui um efeito equilibrador. Nós não podemos dizer com certeza que a MT vai prevenir todos os episódios de depressão, mas a pesquisa médica mostra que a MT ajuda a estabilizar o humor e tem um efeito saudável..
Os estudos também mostram uma diminuição na depressão com a prática da MT. Por exemplo, em um estudo publicado no Journal of Counseling and Development, pacientes sofrendo de estresse pós-traumático que aprenderam a técnica da Meditação Transcendental apresentaram significativa redução na depressão após quatro meses, em contraste com outros que foram indicados aleatoriamente para receber psicoterapia e não mostraram uma redução significativa na depressão.
Durante a prática da Meditação Transcendental nós não vamos contra a tendência natural da mente em ser ativa. Com a técnica da MT nós guiamos a mente para níveis mais refinados ou aquietados de atividade e isto leva a fisiologia a um repouso muito profundo. É fácil e natural. E a pesquisa tem mostrado que quando as pessoas têm esta experiência de alerta em repouso diariamente, elas naturalmente começam a se sentir mais calmas, alertas e concentradas na atividade.

PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Princípios básicos do Ayurveda


O Ayurveda é a Ciência da Vida. O Ayurveda compreende todo o conhecimento necessário para elevar a vida à sua plena dignidade: livre de enfermidades e sofrimento, saúde perfeita, longevidade e iluminação.

Ayurvedo’mritanam – O Ayurveda é para aqueles que desejam a imortalidade.

A Ciência Védica e a Ciência moderna sustentam a visão de que existe uma base unificada que está subjacente a toda a criação, incluindo a fisiologia humana. A ciência Védica descreve esta base, a fonte da vida, como a consciência pura, e a ciência moderna descreve-a como o campo unificado de todas as leis da natureza. As qualidades essenciais do campo unificado, os valores absolutos de auto-referência e auto-suficiência,revelam que o campo unificado é o campo da consciência.

A consciência permanece sempre como consciência pura no nível mais fundamental da vida, o nível da unidade. Nos níveis mais superficiais ela expressa-se a si mesma como matéria e fisiologia – a diversidade, as inumeráveis partes diferentes de um vasto universo.

O Ayurveda – uma parte da ciência Védica – é global. Ele toma em consideração todos os aspectos da vida, desde a sua fonte no campo unificado- a consciência pura – através de todos os seus diferentes níveis de expressão: mente, corpo, comportamento e meio ambiente.

O conceito-chave do Ayurveda é o equilíbrio. O equilíbrio perfeito está eternamente disponível no nível da consciência pura, o Veda. Contudo,no nível da vida individual existem sempre duas possibilidades :

1) Equilíbrio – experimentado como bem-estar, saúde, satisfação, totalidade da vida.

2) Desequilíbrio – experimentado como desconforto,doença,insatisfação e valor fragmentado da vida.

O equilíbrio é a saúde. O equilíbrio perfeito é a saúde perfeita, e a saúde perfeita é o estado de iluminação.
O propósito do Ayurveda é estabelecer o equilíbrio – coerência e ordem em toda a fisiologia. Isto é realizado pelo estabelecimento de uma conexão viva entre a consciência e a matéria – consciência e fisiologia – e pela criação de equilíbrio em todos os níveis da vida: mente, corpo, comportamento e meio ambiente.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

As três metas do Ayurveda


São elas:

1) Iluminação
2) Prevenção das doenças, promoção da saúde e longevidade
3) Cura das enfermidades

QUATRO ÂNGULOS DE APROXIMAÇÃO À SAÚDE NO AYURVEDA

1)  Aproximação desde o ângulo da mente através da Tecnologia Maharishi do Campo Unificado (a Meditação Transcendental e o programa de MT-Sidhis)

2)  Aproximação desde o ângulo do corpo através de dietas, terapias de purificação (Panchakarma), e suplementos alimentares Ayurvédicos RASAYANAS

3)  Aproximação desde o ângulo do comportamento através das rotinas diárias e de acordo com a estação do ano, higiene pessoal e regras de conduta.

4)  Aproximação desde o ângulo do meio ambiente através da prática em grupo da técnica de Meditação Transcendental e através de medidas de saúde coletiva.

ALGUNS TERMOS BÁSICOS DO AYURVEDA

DOSHAS: vata, pitta e kapha – os três princípios governadores responsáveis por todas as atividades na fisiologia.


Vata: responsável pelo movimento.

Pitta: responsável pela digestão, metabolismo e transformação.

Kapha: responsável pela estrutura, coesão.



DHATUS: O Ayurveda descreve sete dathus, diferentes elementos de tecido, que juntos constituem todos os tecidos e órgãos do corpo. O alimento é incorporado em cada um dos dhatus através dos estágios sequenciais de digestão e metabolismo.

PHAKRITI: Constituição – a predominância natural ou o equilíbrio de certos doshas no corpo. O conhecimento da prakriti individual ajuda a ajustar a dieta pessoal e o estilo de vida de acordo com a necessidade da fisiologia.

AGNI: Fogo biológico, responsável pela digestão, metabolismo. Produção de energia, formação do dhatu etc. O Ayurveda descreve 13 Agnis diferentes. Um agni forte e equilibrada assegura uma boa saúde e longevidade

MALAS: Matéria fisiológica residual. As malas principais, são: a urina, as fezes e o suor. As malas devem sair do corpo facilmente e sem retenções.

SROTAS: Canais de circulação através dos quais o ar, o sangue, a linfa, os alimentos e a matéria residual viajam até seus diferentes destinos. Os srotas são geralmente especializadas e formam uma unidade funcional com seus correspondentes tecidos ou órgãos. Os srotas devem estar limpos e sem obstruções para poderem transportar as partículas e substâncias de uma forma suave e sem impedimentos. Segundo o Ayurveda, a obstrução dos srotas é um fator principal para a manifestação da doença.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como evitar que seu cérebro se torne “estressado”?



                                                                                           Como o estresse danifica o cérebro

Estresse, pressão, fadiga, dieta pobre, álcool e drogas danificam as conexões neurais entre o córtex pré-frontal do cérebro – ou CEO (Executivo-Chefe) – e o resto do cérebro. Quando você está exausto ou sob intenso estresse mental e físico, o cérebro desvia-se dos seus “elevados” e evoluídos circuitos executivos racionais frontais. Ele começa a usar caminhos de resposta/estímulo mais primitivos. Consequentemente, você responde às demandas diárias sem pensar; você toma decisões impulsivas e míopes. Quando o Executivo-Chefe está “desligado”, as emoções fortes assumem, como medo e raiva, colorindo de modo adverso a sua visão do mundo.
SINAIS DE ESTRESSE

Fraco funcionamento executivo
Tendência a: Pensamento rígido; Comportamento reativo e impulsivo; Miopia na tomada de decisões; Pobre memória no trabalho; Perda de atenção (distração); Abuso de álcool e drogas; Pensamento e comportamento antiéticos

Fisiologia estressada
Tendência a: Fadiga; Pressão arterial alta; Distúrbios do sono e do apetite; Sistema imunológico fraco

Emoções desequilibradas
Tendência a: Baixa autoestima e autoconfiança; Preocupações, ansiedades e medos; Emoções superficiais e que trazem discórdia; Relacionamentos instáveis; Depressão

Como a Meditação Transcendental otimiza o cérebro

A técnica da Meditação Transcendental (MT) reduz o estresse e não é religiosa. Ela proporciona a experiência de “alerta em repouso”, que reduz o estresse, fortalece a comunicação entre o córtex pré-frontal e as diferentes áreas do cérebro, e desenvolve o funcionamento cérebro total. Como resultado, o praticante da Meditação Transcendental exibe funções executivas mais fortes, com um pensamento mais prático e tomada de decisões mais perspicazes. A resposta emocional ao mundo é mais equilibrada e mais apropriada quando o CEO está completamente “ligado”.
SINAIS DA Meditação Transcendental

Forte funcionamento executivo
Tendência a: Pensamento prático e flexível; Comportamento proativo e não-impulsivo; Tomada de decisões perspicazes; Excelente memória no trabalho; Atenção focalizada e tranquila; Sem abuso ou vício de substâncias (álcool, drogas e medicamentos não receitados); Pensamento e comportamento éticos

Fisiologia saudável
Tendência a: Energia e vitalidade; Sistema cardiovascular apto; Fisiologia equilibrada; Sistema imunológico forte;


Emoções equilibradas
Tendência a: Autoconfiança e autoestima sólidas; Sentimentos de segurança e paz; Compaixão e empatia pelos outros; Relações interpessoais saudáveis; Felicidade e otimismo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Meditação Transcendental x Síndrome do Estresse





Eu realmente me estresso com coisas que não aborrecem outras pessoas, como falar na frente de um grupo ou ter que cumprir um prazo. A MT pode ajudar?

Dr. Grosswald: Bem, não existe um “estressômetro”, ou uma medida padrão de estresse. O que uma pessoa considera estressante é estressante para aquela pessoa, se aquilo é estressante para outra pessoa ou não, e sua suscetibilidade ao estresse, depende muito da sua fisiologia. Com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental, sua tolerância ao estresse aumenta, permitindo que se torne menos suscetível a ele, quase como uma vacina contra o estresse.
PESQUISA CIENTÍFICA RELACIONADA


E sobre o estresse causado por privação do sono? Eu quase que nunca tenho uma boa noite de sono. A técnica da Meditação Transcendental pode me ajudar com isso?
Dr. Grosswald: É interessante você perguntar, porque a pesquisa mostra que os americanos são o povo com maior privação do sono em todo o mundo. O estresse de não dormir se acumula com o tempo.
E mesmo que você esteja tendo um sono normal de vez em quando, o sono não dissolve o estresse acumulado das pressões do dia após dia da vida; ele pode apenas dissolver a fadiga daquele dia. Assim, a fadiga e o estresse vão se acumulando. Mesmo quando você sai de férias, o relaxamento não dura muito tempo quando você retorna ao seu estilo de vida usual. É por isso que todos necessitam de uma forma de dissolver a fadiga e o estresse acumulados da vida diária, que se torna pior pela privação do sono.
Praticar a técnica da Meditação Transcendental regularmente permite a você eliminar este estresse acumulado. A pesquisa estima que 70% a 90% das doenças são relacionadas ao estresse, então, se você tem um mecanismo para reduzir o estresse, ele melhora sua saúde geral e todos os aspectos da sua vida.

Sarina Grosswald, educadora, é especialista em aprendizagem cognitiva que recentemente foi diretora do primeiro estudo do tipo sobre os efeitos do programa de Meditação Transcendental em crianças com deficiências de aprendizagem relacionadas com linguagem. Dra. Grosswald e seu trabalho foram extensivamente apresentados na mídia nacional dos Estados Unidos, incluindo PBS e ABC News.



Veja também:

A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar a melhor a memória?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar a melhor a memória?




Muitas pesquisas mostram que tanto a memória de curto prazo quanto a de longo prazo são melhoradas com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental. A prática regular da técnica da MT permite à mente se tornar mais clara, alerta e profundamente repousada. Com uma fisiologia mais repousada, é natural que a mente funcione mais clara e coerentemente – melhorando a memória, a concentração e o processamento cognitivo.
Quando a fadiga mental do trabalho diário é dissolvida durante a prática do programa de Meditação Transcendental, o estresse e tensão que interferem com a concentração também são reduzidos. Melhor concentração permite melhor memória. Ao aprender a técnica da MT com 50 e poucos anos, você deve perceber que sua memória se torna mais clara e aguda, e você é capaz de reter o que leu melhor do que retinha anos atrás.


Christopher Clark é médico e graduado pela Escola de Medicina da Universidade de Yale, Departamento de Psiquiatria, e membro da Universidade de Washington para psicologia infantil. Pratica a medicina por mais de 20 anos e atualmente é psiquiatra em Vero Beach, Flórida, EUA


domingo, 12 de junho de 2011

O que é mais importante para uma boa saúde, meditar ou fazer exercícios?




A saúde é um resultado de equilíbrio na vida. Tanto o repouso quanto a atividade equilibrada são necessários e apoiam um ao outro. Tanto a técnica da Meditação Transcendental quanto o exercício mostraram reduzir a ansiedade, o risco de ataque cardíaco e derrame, pressão arterial alta, síndrome metabólica, assim como mortes por câncer. Os dois beneficiam a mente, o corpo e a saúde, enquanto uma repousa e relaxa profundamente o corpo, o outro fortalece e revigora o corpo.
A técnica da Meditação Transcendental é a atividade mais fundamental que você pode fazer – ela aviva a consciência, que é a base de tudo. A pesquisa mostra que praticar esta técnica única e simples melhora os relacionamentos, o foco mental, a saúde emocional, a satisfação no trabalho e a saúde geral. Ao desenvolver a consciência, ela oferece uma forma holística para desenvolver equilíbrio em todos os aspectos da vida.
É melhor escolher os dois para uma vida mais longa e uma boa saúde. E se alguém não está fazendo nenhum dos dois agora, eu recomendo começar com a técnica da Meditação Transcendental. Ela dá a você mais clareza mental e criatividade, e isto também vai apoiar a habilidade de se adaptar ao exercício.


domingo, 22 de maio de 2011

Tire suas dúvidas: A Meditação Transcendental ajuda a parar de fumar?




Especialistas no assuntos respondem como a Meditação Transcendental pode ajudar as pessoas a pararem de fumar de uma maneira mais natural.
Veja a entrevista abaixo:

Um dos principais fatores de risco da doença cardíaca é o tabagismo. O que a técnica da Meditação Transcendental pode fazer para ajudar as pessoas a parar de fumar?


Dr. Schneider: Fumar é na verdade um importante fator de risco para a doença cardíaca, para o câncer de pulmão e para muitas outras condições que produzem mortalidade, doença e disfunções. De fato, é considerado com a causa principal de morte hoje pelo Surgeon General dos Estados Unidos.

É na verdade difícil para os médicos fazer com que seus pacientes parem de fumar. No entanto, o programa de Meditação Transcendental mostrou ser bastante eficaz em ajudar as pessoas a parar.

Em uma meta-análise, ou estudo, de toda a pesquisa disponível sobre o abandono do fumo publicada no Alcohol Treatment Quarterly e no Journal of Health Promotion, a técnica da Meditação Transcendental mostrou ser duas vezes mais eficaz em ajudar as pessoas a parar de fumar comparada com outros tratamentos, incluindo terapia farmacológica, aconselhamento individual e kits de autoajuda. Este resultado é muito significativo para os 25 a 30% da população que fuma hoje.

Mesmo que eu aprenda a técnica da Meditação Transcendental, eu ainda não vou ter que me esforçar para parar de fumar?

Dr. Krag: Penso que seus instrutores de MT jamais darão instruções sobre parar de fumar. Eles ensinam Meditação Transcendental. No entanto, ao praticar regularmente a técnica da Meditação Transcendental, eu realmente penso que você vai simplesmente não se interessar mais em fumar. Apenas medite regularmente e veja o que acontece. Eu acho que você vai ter uma surpresa agradável.

 



Dr. Robert Schneider, médico, F.A.C.C., F.A.B.M.R., foi premiado com mais de US$20 milhões em bolsas para pesquisa pelo National Institutes of Health (NIH) por sua pesquisa pioneira sobre abordagens naturais às doenças do coração. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e 100 artigos de pesquisa médica, e foi mencionado em mais de 1.000 reportagens, incluindo CNN Headline News, The New York Times Time Magazine.

Dr. James Krag, é membro da Associação Americana de Psiquiatria, presidente da Sociedade de Psiquiatria de Virgínia e ex-presidente da Associação da Virgínia de Psiquiatras da Comunidade por quatro anos. É atualmente diretor-médico do Liberty Point, um programa de tratamento residencial para adolescentes com problemas psiquiátricos.



domingo, 15 de maio de 2011

Meditação Transcendental ajuda a combater a enxaqueca




No programa Alternativa Saúde, exibido pelo canal GNT, um especial sobre enxaqueca destacou a melhora que a técnica de Meditação Transcendental traz às pessoas que sofrem desse grave problema. Durante o programa, a atriz Carolinne Lobo contou sobre suas  crises de enxaquecas e também foi aconselhadas por diversos especialista.

Neste trecho do programa, uma terapeuta ayurvédica recomendou que ela experimentasse meditar para aliviar a 
enxaqueca. Carolinne aceitou o desafio e já vem praticando a Meditação Transcendental há quase um mês.

Recentemente, Carolinne declarou em seu perfil no Facebook:

“A Meditação Transcendental mudou a minha vida. Enxaqueca nunca mais!”


domingo, 8 de maio de 2011

Meditar controla o colesterol




A técnica da MT pode ajudar a controlar tanto o açúcar no sangue quanto o colesterol? E o peso?

Dr. Kaplan: Há evidências agora, a partir de um estudo científico muito bem controlado publicado na Archives of Internal Medicine em 2006, de que a técnica da MT pode reduzir os componentes da “síndrome metabólica”, uma causa importante de má saúde e morte prematura. Pacientes com síndrome metabólica são caracteristicamente acima do peso, com pressão arterial alta, taxa elevada de açúcar no sangue e de triglicérides, e baixo colesterol HDL (bom).

O programa de Meditação Transcendental pode baixar o colesterol?

Dr. Molina: Em um estudo publicado no Journal of the Israeli Medical Association, pesquisadores relataram uma queda significativa no colesterol total em pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Portanto, sim, a técnica da Meditação Transcendental é uma forma eficaz de baixar o colesterol total.

A maior ênfase hoje está em baixar o colesterol, e assim você escuta muita propaganda de medicações para o colesterol na TV. Mas ainda temos que lembrar que a pressão arterial alta é, de fato, o fator de risco mais importante tanto para derrame quanto para doença coronariana. As pesquisas têm consistentemente demonstrado uma queda na pressão arterial das pessoas que praticam a técnica da Meditação Transcendental. Assim, não devemos subestimar a importância em baixar a pressão arterial de todas as pessoas, tenham ou não colesterol alto.


Tenho tomado drogas com estatina por muitos anos. Poderia me livrar delas com a prática da 
técnica da Meditação Transcendental?

Dr. Schneider: É possível. Alguns estudos relataram redução do colesterol sérico como resultado da prática da técnica da Meditação Transcendental. Como em todas as condições médicas, é recomendável seguir a orientação de seu médico ou profissional de saúde antes de mudar qualquer prescrição de medicamentos ou outros métodos de tratamento.

Dr. Molina: Poderia. O programa de Meditação Transcendental tem sido associado à queda no colesterol total nos estudos científicos, mas nunca houve um amplo e formal estudo comparando-o às estatinas. Portanto, para pessoas que necessitem de estatinas, alguém que tenha tido um ataque do coração, por exemplo, eu não substituiria a estatina pelo programa de Meditação Transcendental. Nestes casos eu recomendaria que a técnica da Meditação Transcendental fosse adicionada ao uso das drogas com estatina, e não em substituição a elas. A técnica da Meditação Transcendental é um complemento muito poderoso, e na verdade pode ser mais poderoso que as drogas com estatina em melhorar o resultado geral, mas não temos esta informação.

Dr. Robert Schneider, médico, F.A.C.C., F.A.B.M.R., foi premiado com mais de US$20 milhões em bolsas para pesquisa pelo National Institutes of Health (NIH) por sua pesquisa pioneira sobre abordagens naturais às doenças do coração. Dr. Schneider é autor de Total Heart Health e 100 artigos de pesquisa médica, e foi mencionado em mais de 1.000 reportagens, incluindo CNN Headline News, The New York Times e Time Magazine.


Dr. César Molina, médico, F.A.C.C.,  é Diretor Médico do Centro do Coração do Sul da Ásia no Hospital El Camino em Mountain View, Califórnia. Graduou-se pela Escola da Medicina da Universidade de Yale e é membro do Colégio Americano de Cardiologia. Dr. Molina apareceu recentemente na edição internacional da CNN discutindo sobre os benefícios da dieta e exercícios no tratamento e prevenção da doença coronariana.



Dr. Gary P. Kaplan, médico, Ph.D., é neurologista e professor associado da clínica neurológica da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, EUA. Também recebeu o Albert H. Douglas Award da Sociedade Médica do estado de Nova York por realizações eméritas como professor de clínica interessado em promover e melhorar a educação médica de médicos.